
O crowdfunding faz-se de histórias de sucesso, de empresas ou empreendedores que recorreram à comunidade para ultrapassar dificuldades de financiamento e graças a isso conseguiram criar produtos incríveis. Também se faz de fracassos, promessas que não se cumprem e estimativas mal calculadas.
Quando foi lançada, a campanha da Pirated3D para criar a Buccaneer transformou-se rapidamente num sucesso. Os promotores conseguiram reunir 1.400% mais dinheiro que o pedido, assegurado por cerca de 3.500 apoiantes.
A impressora foi apresentada pela startup de Singapura que criou o conceito a pensar no utilizador comum: fácil de utilizador e barata. A ideia era que chegasse às lojas por menos de 500 dólares.
A Pirated3D primeiro atrasou o lançamento do produto e agora, quase dois anos depois, admite que ainda só conseguiu responder a 40% das encomendas por falta de fluxo de caixa. A empresa garante que está a trabalhar para levantar mais capital, mas não avança prazos, refere a Cnet que recuperou a história.
Vale a pena sublinhar que, à data, a Buccaneer foi o maior sucesso de sempre no Kickstarter, naquela área de produto. Conseguiu angariar uma verba mais de 10 vezes superior ao pedido.
O caso da Pirate3D não é inédito. Pelo KIckstarter, como pelo Indiegogo, as duas plataformas de crowdfunding mais conhecidas a nível global, já passaram outros projetos de grande sucesso que não chegaram a concretizar-se.
O Krayos Meteor, um smartwatch que conseguiu angariar 1,5 milhões de dólares, é um exemplo, mas da lista também fazem parte projetos nacionais.
Pergunta do Dia
Em destaque
-
Multimédia
Microsoft: 50 anos de história e os marcos da empresa que redefiniu o software na computação pessoal -
App do dia
Garmin Connect+ traz novas funcionalidades e aposta na IA para personalizar os treinos -
Site do dia
Transforme as suas apresentações e dê mais vida às ideias com a Napkin -
How to TEK
Instagram muda layout e substitui quadrados por retângulos nos perfis. Como se adaptar ao novo formato?
Comentários