Lançada em 2011, a estação espacial Tiangong-1 foi a primeira a ser construída pela China e vai despenhar-se na Terra nas próximas semanas, ainda não se sabendo o local e momento exatos da queda.

Segundo estimativas da Aerospace Corporation, a estação irá fazer a reentrada na atmosfera na primeira semana de abril, havendo uma margem de erro de uma semana para mais ou para menos. Já a Agência Espacial Europeia aponta o período entre 24 de março e 19 de abril para a queda da Tiangong-1.

No relatório da Aerospace está um mapa que mostra as potenciais zonas de impacto durante a queda do módulo de 8,5 toneladas. Nele figuram o norte da China, o Médio oriente, o centro de Itália e o norte de Espanha, algumas partes da América do Sul e o sul de África.

tek mapa

Contudo, o instituto sem fins lucrativos financiado pelos EUA para fiscalizar atividades espaciais avisa que não há motivo para alarmes, visto que a probabilidade de uma pessoa ser atingida por destroços da Tiangong-1 é um milhão de vezes mais reduzida do que as probabilidades de se ganhar a lotaria.

Em 2016, a China admitiu que tinha perdido o controlo da estação e que não seria capaz de controlar a sua reentrada na atmosfera ou de prever onde iria cair.

Agora, um astrofísico da Universidade de Harvard em declarações ao The Guardian alerta que, sendo a Tiangong-1 grande e densa “é preciso mantê-la debaixo de olho”, ainda para mais quando a sua trajetória tem vindo a aumentar de velocidade nos últimos meses.

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.