A ferramenta foi desenvolvida em parceria com a polícia holandesa que conseguiu encontrar as chaves das cifras num servidor de comando do CoinVault, um dos malwares que tem vindo a causar estragos um pouco por todo o mundo, cifrando os ficheiros dos computadores, discos externos e pens e exigindo resgates em Bitcoins para que os utilizadores recuperem o acesso.

O acesso é gratuito e a ferramenta pode ser usada a partir do site https://noransom.kaspersky.com/, embora a Kaspersky Lab admita que não é totalmente eficaz. á medida que a investigação da National High Tech Crime Unit (NHTCU) avança podem ser adicionadas novas chaves para acesso a mais ficheiros.

Ao contrário de outros ataques com Ransomware, o CinVault permite que as vitimas vejam uma lista dos ficheiros que foram cifrados, facilitando o acesso a um gratuitamente mas exigindo pagamento para desbloquear outros.

A polícia holandesa não fez ainda nenhuma detenção relacionada com o CoinVault mas tudo indica que os criadores do esquema estejam no país.

Ainda ontem a polícia russa divulgou a prisão de um individuo de 25 anos que é acusado de ter criado o Svpeng, um malware para Android que terá infetado mais de 350 mil equipamentos no ano passado, roubando cerca de 930 mil dólares só na Rússia.

Os esquemas relacionados com Ransomware têm proliferado de forma crescente, afetando todo o tipo de utilizadores, mesmo a polícia. Uma notícia no Daily News explica que um departamento da polícia no Maine acabou por pagar 300 dólares num esquema semelhante para conseguir ter acesso aos seus ficheiros informáticos.

Também em Portugal os ataques com Ransomware têm sido uma preocupação e um inspetor da Polícia judiciária adiantou na semana passada parecem estar direcionados a utilizadores relacionados com processos financeiros, como ROCs, TOCs e também servidores ligados ao pagamento de salários nas escolas.


Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico