O juiz da Federal Trade Comission (FTC) encarregue de julgar a queixa intentada pela Samsung contra a Apple por violação de patentes deu ontem início às audiências de julgamento que lhe deverão permitir decidir, até setembro, se vai ou não atender o pedido da fabricante coreana e proibir a venda dos equipamentos da concorrente.

A Samsung acusa a fabricante do iPhone de violar quatro das suas patentes - duas delas relacionadas com a transmissão de dados e outras duas com características dos dispositivos móveis - utilizadas em equipamentos como o iPhone, iPod touch e iPad.

A Apple lançou o iPhone em 2007, recorrendo a tecnologia da Samsung pela qual não quis pagar, defendeu perante o juiz o advogado da empresa coreana, citado pela Bloomberg. O representante legal da companhia afirma que as patentes em causa resultam de duas décadas de trabalho da Samsung e que a "quando a Apple, em 2007, decidiu entrar numa indústria onde nunca tinham estado nem sequer perguntaram se seria necessária alguma licença".

A este caso, soma-se o intentado pela Apple contra a Samsung. Também a empresa de Cupertino pede ao regulador que impeça a venda em território norte-americano dos produtos da concorrente, que acusa de copiar o design dos seus produtos. A decisão deverá ser conhecida em outubro.

Tanto a Apple como a Samsung negam as acusações que lhes são feitas.

A Apple afirma que a Samsung apenas invocou as patentes em causa depois de, em 2010, se ter visto confrontada com os primeiros processos por alegadamente copiar os equipamentos da concorrente.

Acusa também a coreana de não respeita o princípio de licenciamento justo, razoável e não discriminatório (FRAND, na sigla em inglês) das suas patentes, consideradas essenciais para os equipamentos em questão.

Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico

Joana M. Fernandes

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.