
Está apresentada a mais recente adição à linha de servidores Primergy x86 da Fujitsu. O CX 1000 foi concebido a pensar no cloud computing e é um dos pilares da estratégia global de infrastructure as a service da fabricante.
"Desenhado de raiz para proporcionar o máximo poder computacional por metro quadrado pelo preço mais baixo possível", o Primergy CX 1000 inclui 38 nós de servidor num rack e, segundo garante a fabricante, oferece uma poupança miníma de 20 por cento em energia e arrefecimento quando comparado com uma arquitectura normal de servidor rack.
"A aposta é no design do rack e não do servidor", fez questão de salientar Joseph Reger, CTO da Fujitsu, durante a apresentação do novo Primergy Cloud eXtension, em Colónia, na Alemanha.
A nova proposta de arquitectura da Fujitsu assenta num sistema cool central que também poupa espaço ao acabar com a necessidade do "corredor quente" do centro de dados - o espaço reservado atrás das racks para que o ar quente seja expelido dos servidores em funcionamento.
No lugar desse "corredor", o CX 1000 tem uma chaminé interna que leva o ar quente para o topo do rack. Isto permite que várias filas de racks sejam colocadas costas com costas, resultando em poupanças de espaço que podem chegar aos 40 por cento, sugere a fabricante.
Destinados a grandes centros de dados, nomeadamente service providers e operadores de telecomunicações, os CX 1000 têm um preço que rondaos 80 mil euros na configuração base, podendo chegar aos 200/250 mil euros quando optimizados em termos de CPU e memória.
Estes servidores rack já podem ser encomendados, começando a ser disponibilizados no final deste mês, adiantaram os responsáveis da Fujitsu.
Estima-se que em 2012 os servidores para a nuvem representem mais de 25 por cento dos servidores vendidos e é deste mercado que a fabricante está à procura com o novo lançamento.
A nova aposta tem um potencial de receita a dois anos que poderá chegar aos 500 milões de dólares. "Esta é uma primeira edição de um conceito que depois será optimizado, evoluindo consoante as necessidades dos nossos clientes", referiu Joseph Reger.
Pergunta do Dia
Em destaque
-
Multimédia
Mistério resolvido: pequenos jatos ajudam a explicar o “famoso” vento solar -
App do dia
Unsolved: Hidden Mystery Games desafia à atenção para descobrir pistas -
Site do dia
Griply reúne num único lugar as tarefas e objetivos do dia-a-dia para se manter organizado -
How to TEK
A Google enviou um alerta de falta de espaço? Apague primeiro o “lixo” antes de pensar num upgrade
Comentários