A Fundação Apache desafiou a comunidade open source a desenvolver uma nova versão open source do Java 2 Standard Edition, que será disponibilizado segundo o seu modelo de licenciamento, um desafio que se pretende materializar no projecto Harmony.



Os promotores da iniciativa pretendem criar uma máquina virtual, bibliotecas de código e software de teste, a fim de conseguirem criar uma versão desktop da suite java, detalha o texto enviado para uma mailing list citado pela C|Net.



A nova versão deverá ser desenvolvida a partir do J2SE, desenvolvido e explorado pela Sun, que durante vários anos se tem recusado a avançar neste sentido mas que parece estar agora disponível para estudar a proposta.



A Sun é responsável pelo desenvolvimento do J2SE e é também ela quem fornece ferramentas de teste e referências de implementação para garantir a compatibilidade entre as diferentes licenças java. Recentemente a empresa alterou o seu Java Community Process, flexibilizando algumas regras, o que terá motivado a proposta da fundação.



Para ganhar massa crítica a fundação e os promotores da ideia justificam que é do interesse da comunidade criar uma versão open source do J2SE e explicam que não há qualquer interesse em competir directamente com a Sun, pelo que será usado um processo de submissão de código desenhado para evitar questões legais.



Os resultados comerciais do projecto não deverão surgir antes dos primeiros três a cinco anos de trabalho, até lá a Sun mostra-se atenta à iniciativa e garante que caso esta avance quer participar.



Notícias Relacionadas:

2005-03-17 - Sun revê estratégia de licenciamento comercial de tecnologia Java