Dada a conhecer a par da edição 2005 do Windows Media Center, a nova gama Qosmio de portáteis Toshiba vai começar a chegar aos mercados mundiais a partir de Novembro, nomeadamente a Portugal, segundo o anunciado hoje em conferência de imprensa. Mas apesar de ter servido como um dos produtos âncora na demonstração da nova edição do sistema operativo da Microsoft para o entretenimento doméstico, o modelo a comercializar a nível nacional numa primeira fase, não incluirá o mesmo.



Embora encarnando o conceito do PC "tudo em um" em que a Toshiba decidiu apostar e que a empresa de Bill Gates promove igualmente, o Qosmio G10-105 surgirá com o Windows XP Home Edition no lugar do Media Center e sem a possibilidade de sintonizar canais de televisão para ver e gravar os programas preferidos.



João Amaral, director geral da Toshiba Portugal, justificou a situação durante a conferência de imprensa desta manhã, explicando que o software de entretenimento doméstico da Microsoft ainda não está costumizado em português, não existindo garantias locais de suporte da marca. As impossibilidades quanto às capacidades de televisão deste portátil estão relacionadas com a inexistência de uma versão adaptada ao mercado português da aplicação Program Guide do MCE, que permite arrumar os canais na sua ordem conhecida, sendo igualmente capaz de ler sinais de início e final dos programas emitidos, funcionalidade importante para a gravação dos mesmos.



A proposta Qosmio para o mercado nacional passa assim pela "disponibilização de um modelo que terá em si todas as capacidades para, daqui a uns meses, provavelmente durante o primeiro trimestre de 2005, poder ser actualizado para uma versão completa, recebendo a 'capa' Media Center", salientou João Amaral ao TeK. O custo da actualização será idêntico ao da diferença do preço da máquina adquirida e o da entretanto disponibilizada.



A decisão de avançar com a disponibilização do produto, mesmo sem algumas das características que o identificavam à partida, justifica-se já que existe todo um investimento de longo prazo da Toshiba nesta nova gama, que reveste de conceitos próprios, onde junta a mobilidade, o entretenimento e a personalização, independentemente do sistema operativo utilizado, defende o seu responsável. Os benefícios da antecipação à concorrência e a aproximação da época de Natal foram igualmente factores de peso para esta disponibilização que pode ser encarada por alguns como algo precipitada.



Ofertas imediatas do novo Qosmio
Resultado da combinação entre as palavras "cosmos" e "meu", os Qosmios em Portugal estarão representados no modelo G10-105, com ecrã LCD de 17 polegadas, integrando tecnologia móvel Centrino da Intel (processador Pentium M 755 a 2.o Ghz e chipset Intel 855GME), dois discos rígidos de 60 GB cada - com possibilidade de upgrade para um total de 200 GB - e 1.024 MB de RAM.



O novo portátil da Toshiba inclui igualmente gravador de CDs e DVDs, modem V.92 e Ethernet 10/200, quatro portas USB 2.0 e uma PCMCIA, porta rápida de infravermelhos e saída de TV, SPDIF, Video-in/out e saída D-Video.



O Qosmio integra igualmente duas tecnologias desenvolvidas pela Toshiba, a Qosmio Engine, uma combinação entre hardware e software relacionada com a qualidade de imagem oferecida na utilização do computador, e o Qosmio Player, um software que funciona independentemente do sistema operativo para o acesso aos conteúdos digitais disponibilizados, ou seja que permite accionar este tipo de funcionalidades sem obrigar à inicialização do sistema operativo.



Com um preço inicial de 2.890 euros - o valor será reformulado quando se apresentar completo -, o novo Qosmio será a máquina mais cara entre as gamas Toshiba dirigidas ao mercado doméstico.


Notícias Relacionadas:

2004-10-11 - Microsoft revela nova versão de Windows XP Media Center