A Sun assina esta tarde dois memorandos de entendimento com o Governo português ligados à investigação e à formação. Um dos acordos formaliza a criação da Rede de Investigação Sun Microsystems Portugal, uma estrutura que vai potenciar o contacto e o intercâmbio entre universitários portugueses, investigadores dos Sun Labs nos Estados Unidos e universitários norte-americanas através de centros de investigação em Portugal e de laboratórios da SUN nos Estados Unidos.

Os contactos e a cooperação entre estruturas focam-se na investigação de sistemas digitais emergentes e aplicações de códigos abertos, assim como no reforço do conhecimento em torno de sistemas operativos UNIX e Solaris, de arquitecturas de processadores multi-core e de software relacionado. De interesse para a parceria são também áreas como os sistemas de computação distribuída e em rede, incluindo formas Grid Computing e Cloud Computing, e de aplicações de redes baseadas em sensores.

O acordo, assinado com a UMIC e a FCT, estabelece um programa anual de residências de investigação através do qual está prevista a permanência de investigadores portugueses nos Sun Labs por períodos que variam entre os 2 e os 4 meses, tal como estadias de investigadores americanos em centros portugueses de I&D.

O segundo memorando é assinado com os ministérios do Trabalho e da Solidariedade Social, da Educação, da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, o Coordenador do Plano Tecnológico, e representantes da Sun Microsystems e prevê a concretização da Iniciativa Académica Sun (IAS), que vai tornar gratuito o sistema de cursos baseados na Web, da Sun, para toda a comunidade educativa e formativa. Abrangidas pelo novo acordo ficam as Academias TIC que a Sun já mantém em várias instituições de ensino superior.