
O HDMI Forum, organização responsável pelo protocolo de comunicação HDMI, anunciou uma segunda versão da ligação que vai suportar uma largura de banda de 18Gbps e transmissões em Ultra HD até 60 frames por segundo (fps). O anúncio foi feito em Berlim, na IFA, e chega a tempo de já ser apresentado em alguns modelos de televisores que vão ser anunciados.
A extremidade do cabo que liga aos televisores vai ter o mesmo formato, garantindo assim a compatibilidade com equipamentos que só suportem a primeira versão do HDMI - mas sem suportar as novas características.
O HDMI 2.0 vai "aguentar" resoluções até 3.840x2.160 píxeis a 60 fps, adaptando-se à nova tendência da imagem que parece ser o 4K ou Ultra HD. A atual versão, HDMI 1.4, também já suporta resoluções Ultra HD, mas numa taxa de fps entre os 24 e 30Hz.
O novo protocolo vai ainda suportar até 32 canais de áudio e tem uma nova tecnologia de lip-syncing, que permite obter melhores resultados entre o movimento da boca da imagem e o som que é projetado.
O novo protocolo aparece vários meses "atrasado", depois de a organização não lucrativa responsável por este tipo de ligação ter-se comprometido a apresentar a versão 2.0 no início deste ano.
O HDMI Forum, que é composto por 88 empresas da área das tecnologias, marcou para a próxima sexta-feira, dia 6 de setembro, uma apresentação mais detalhada na IFA sobre a nova ligação onde vai revelar todas as características do HDMI 2.0.
Segundo revela o Engadget, a Panasonic já vai apresentar na feira internacional de tecnologia de consumo um televisor com o HDMI 2.0.
Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico
Pergunta do Dia
Em destaque
-
Multimédia
Microsoft: 50 anos de história e os marcos da empresa que redefiniu o software na computação pessoal -
App do dia
Pondlife é um jogo relaxante que ensina mais sobre os peixes e animais marinhos -
Site do dia
Aprenda acordes de guitarra gratuitamente através do FretMap -
How to TEK
Instagram muda layout e substitui quadrados por retângulos nos perfis. Como se adaptar ao novo formato?
Comentários