O HDMI Forum, organização responsável pelo protocolo de comunicação HDMI, anunciou uma segunda versão da ligação que vai suportar uma largura de banda de 18Gbps e transmissões em Ultra HD até 60 frames por segundo (fps). O anúncio foi feito em Berlim, na IFA, e chega a tempo de já ser apresentado em alguns modelos de televisores que vão ser anunciados.

A extremidade do cabo que liga aos televisores vai ter o mesmo formato, garantindo assim a compatibilidade com equipamentos que só suportem a primeira versão do HDMI - mas sem suportar as novas características.

O HDMI 2.0 vai "aguentar" resoluções até 3.840x2.160 píxeis a 60 fps, adaptando-se à nova tendência da imagem que parece ser o 4K ou Ultra HD. A atual versão, HDMI 1.4, também já suporta resoluções Ultra HD, mas numa taxa de fps entre os 24 e 30Hz.

O novo protocolo vai ainda suportar até 32 canais de áudio e tem uma nova tecnologia de lip-syncing, que permite obter melhores resultados entre o movimento da boca da imagem e o som que é projetado.

O novo protocolo aparece vários meses "atrasado", depois de a organização não lucrativa responsável por este tipo de ligação ter-se comprometido a apresentar a versão 2.0 no início deste ano.

O HDMI Forum, que é composto por 88 empresas da área das tecnologias, marcou para a próxima sexta-feira, dia 6 de setembro, uma apresentação mais detalhada na IFA sobre a nova ligação onde vai revelar todas as características do HDMI 2.0.

Segundo revela o Engadget, a Panasonic já vai apresentar na feira internacional de tecnologia de consumo um televisor com o HDMI 2.0.


Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Tek. Diariamente. No seu email.

Notificações

Subscreva as notificações SAPO Tek e receba a informações de tecnologia.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.