A Meta vai lançar em breve uma atualização de firmware para os headsets Quest, que vai dar suporte para Wi-Fi 6E à versão topo de gama do dispositivo, os Meta Quest Pro. Como detalha o Engadget, a novidade vai permitir tirar partido de velocidades de download até 1,6 Gbps com o headset, assim a ligação à internet o permita e o router seja compatível com a tecnologia.

Depois da atualização v53, os utilizadores dos Quest passam também a poder optar (podem desligar a opção se preferirem) por atualizar de forma automática todas aplicações, antes de desligarem o headset. Com isto pretende-se evitar que o utilizador tenha de esperar para completar as atualizações disponíveis quando liga o dispositivo, o que na verdade nunca poderá evitar a 100%, se esses updates forem lançados entre uma e outra utilização do headset. Esta atualização vai beneficiar todos os Quest, com exceção do primeiro modelo.

A atualização traz ainda a opção de gravar vídeos com som estéreo e não apenas mono. Algumas definições avançadas da câmara, que faziam parte do painel de definições experimentais, deixam também essa condição para passar a integrar o universo de definições principais.

Headset Meta Quest 3 vai juntar realidade virtual com aumentada e custará entre 300 a 500 dólares
Headset Meta Quest 3 vai juntar realidade virtual com aumentada e custará entre 300 a 500 dólares
Ver artigo

O sistema passa igualmente a contar com novas ferramentas de controlo parental no browser, uma definição que fica associada a cada conta de utilizador e não ao dispositivo em si. Há uma nova área de filtros onde é possível definir o bloqueio de sites em determinadas categorias, como terrorismo, apostas ou conteúdos de ódio. O acesso a esta opção é feito através da aplicação móvel da Quest, no separador de supervisão parental.

Recorde-se que no passado mês de março a Meta decidiu baixar os preços de todos os seus headsets de realidade virtual. No caso dos Meta Quest Pro, a redução anunciada foi da ordem dos 33%, para cerca de 1.000 dólares (cerca de 940 euros). Antes custavam 1.500 dólares.

O Meta Quest Pro começou a ser vendido no final do ano passado. Segundo a descrição do próprio Mark Zuckerberg, fundador da Meta, "é o primeiro equipamento de uma nova linha de headsets avançados, desenvolvidos para expandir as possibilidades da realidade virtual".

Como também referia o responsável na altura, o headset destaca-se pela inclusão de um novo conjunto de tecnologias que vão dar aos utilizadores a possibilidade de fazerem mais no metaverso, com foco na criatividade, produtividade e colaboração e com suporte a realidade mista.

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.