A Hewlett-Packard anunciou hoje que alargou a parceria que mantém com a empresa de software open-source JBoss de modo a fornecer suporte aos clientes das soluções de servidor na área do Java que aquela empresa comercializa em hardware HP.



O estreitar da relação vai permitir a oferta de um nível de suporte mais profundo já que a HP terá acesso ao código fonte do software da JBoss. Até agora o apoio técnico era repartido entre as duas empresas, cabendo os problemas mais simples de configuração e instalação à HP e a resolução de defeitos de software à JBoss, segundo explicou Martin Fink, vice presidente da área de Linux na HP, em declarações à C|Net.



A decisão da HP de retomar a aposta no middleware open-source marca uma espécie de retorno a um negócio que a empresa decidiu abandonar há dois anos atrás. A fabricante gastou 470 milhões de dólares em 2000 para adquirir a Bluestone Software, uma pequena produtora de software de servidor aplicacional Java, mas como esta não gerou ganhos significativos, a HP deixou de investir na divisão.



Depois disso, a HP estabeleceu uma aliança com a BEA Systems, formando os corpos consultivos no software WebLogic daquela empresa que corre nos seus servidores. De acordo com Martin Fink, esta última decisão de fornecer serviços para produtos open-source reflete o sentimento da HP de que os servidores aplicacionais se transformaram numa commodity.



Notícias Relacionadas:

2002-07-16 - HP vende divisão de middleware adquirida no ano passado

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Tek. Diariamente. No seu email.

Notificações

Subscreva as notificações SAPO Tek e receba a informações de tecnologia.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.