A HP anunciou hoje a maior actualização desde o lançamento da plataforma de software que herdou da Palm e que dá suporte ao smartphone Palm Pre, que a empresa lançou no Verão passado.



O primeiro equipamento a correr o renomeado HP webOS - que terá sido um dos atractivos de peso na decisão de compra da Palm pela HP - é uma segunda geração do Palm Pre, que chega à Europa já esta semana (21 de Outubro à francesa SFR) e que conta com uma câmara de 5 megapixeis, processador de 1 gigahertz, RAM de 512 MB e memória interna de 16 GB.



A nova versão do sistema operativo, por seu lado, garante suporte para multitarefas, mensagens unificadas e o suporte para um conjunto de aplicações de terceiros, onde se incluem Adobe Flash Player 10.1 Beta, Quickoffice Connect Mobile Suite ou Skype Mobile.



As redes sociais também assumem maior destaque nesta versão 2.0 da plataforma de software, que assegura suporte para o Facebook e o Yahoo IM. O browser é compatível com aplicações HTML 5.



A nova versão do sistema operativo só estará disponível para clientes da plataforma, que pretendam actualizar a versão do produto, nos próximos meses, ainda sem data definida.



O Tek contactou entretanto a HP para perceber se a nova geração do Palm Pre será vendido em Portugal, agora que a gigante da informática integrou a Palm, mas até à hora de publicação da notícia não obteve resposta.