HP e Microsoft começaram o ano juntas a mostrar um Tablet PC com a mais recente versão do Windows, na CES. A parceria acabou por não dar frutos, porque a HP cancelou o lançamento do Slate, o tablet que deveria correr Windows 7.



Pelo caminho a líder mundial de PCs comprou a Palm e ganhou com isso um conjunto de activos e tecnologia que lhe asseguram posição reforçada neste mercado e mais alternativas de software.



Todd Bradley, vice-presidente da HP, afirmou no entanto hoje, que a empresa mantém planos para lançar produtos com a Microsoft nesta área e aponta como provável o lançamento de um tablet empresarial, com software da empresa parceira, já para o próximo Outono.



Intervindo numa conferência o responsável, citado pela AFP, esclareceu que a HP "pretende lançar uma família de produtos tablet, claramente Microsoft para as empresas, e um produto WebOS".



O WebOS é o sistema operativo que a fabricante herdou da Palm e se especulou terá sido a principal razão para cancelar o lançamento do HP Slate e da parceria com a Microsoft para este produto específico.



A HP já tinha afirmado anteriormente que pretende assegurar uma linha diversificada de produtos tablet e o vice-presidente da empresa hoje reafirmou-o, considerando que este é um mercado de grande potencial, que ainda está na infância. Face a estas afirmações e ao facto da HP ser a maior fabricante mundial de PCs também não era de esperar que, sendo o mercado dos tablets tão promissor, a fabricante excluísse o peso pesado do software.



Desde que o lançamento do Slate foi cancelado não tinham, no entanto, sido apresentados novos detalhes, por parte da HP, para lançar produtos com a Microsoft neste segmento específico.



Do lado da Microsoft, Steve Ballmer reafirmou recentemente que o mercado dos tablets será um dos grandes campos de expansão do Windows 7 este ano.



Na mesma apresentação assegurou que duas dezenas de fabricantes têm já acordos com a Microsoft para incorporar o software nos seus produtos. Embora a HP não tivesse sido referida pelo responsável o nome da empresa surgia na apresentação.