Um computador all-in-one com um “tapete” multitoque e um projetor que é ao mesmo tempo um scanner. De forma resumida é assim o HP Sprout, o novo computador da tecnológica norte-americana. Pelas possibilidades que o equipamento apresenta e pelas tecnologias envolvidas, este dispositivo pode estar a revelar um pouco do futuro dos PCs.



A máquina é composta por um ecrã de 23 polegadas multitoque, por um processador Intel Core i7 de última geração, por 1TB de armazenamento interno e vem equipado com Windows. Até aqui tudo normal, tal como noutros AiO.



Mas o Sprout começa a ganhar formas “futuristas” quando não é necessário um rato e um teclado associados. O computador vem acompanhado por um tapete de grande proporções que fica colocado na base do PC. Além de suportar até 10 toques em simultâneo, pode funcionar como segundo ecrã.



A projeção de imagens feita no tapete tem origem num projetor que está acoplado na parte superior do computador. Nesse “braço” os utilizadores também podem encontrar câmaras capazes de fazer digitalizações em 2D e 3D e uma luz LED.





Este equipamento único permite ainda orientar o projetor para uma parede para que a reprodução de conteúdos possa atingir maiores proporções.



Uma das características mais interessantes do HP Sprout é que todos os elementos do sistema comunicam entre si de forma instantânea. Por isso se colocar um origami na base do computador o mesmo vai “passar” para o ecrã principal por meio da digitalização tridimensional que é possível fazer.



Em alternativa os criativos – o principal público alvo deste computador – podem arrastar imagens do ecrã principal para o “secundário” e aí editá-los, com as mãos ou com recurso a periféricos como canetas digitais.

O HP Sprout fica disponível a 9 de novembro em lojas selecionadas dos EUA.


Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico