A Hyundai está a desenvolver uma tecnologia de carregamento sem fios para veículos elétricos, que promete revolucionar o mercado de mobilidade sustentável. A empresa registou recentemente uma patente no USPTO, revelando um sistema de carregamento dinâmico sem fios, que permitirá que os veículos elétricos sejam carregados enquanto estão em movimento, eliminando a necessidade de paragens prolongadas em estações de carregamento.

Um dos principais desafios enfrentados pelos sistemas atuais de carregamento dinâmico é a necessidade de uma estrada perfeitamente lisa para garantir a eficiência do processo, literalmente um obstáculo que a Hyundai visa contornar.

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A tecnologia proposta utiliza um acoplador de transferência de energia indutiva, instalado sob o veículo, que se ajusta em altura para garantir uma distância ideal entre o recetor de carga no carro e as bobinas eletromagnéticas localizadas sob a superfície da estrada, segunda avança a publicação CarBuzz.

A principal inovação está na capacidade desse sistema se adaptar às irregularidades das estradas, como buracos e ondulações, mantendo a eficiência de carregamento mesmo em superfícies imperfeitas.

Patente Hyundai
Patente Hyundai

O sistema patenteado pela Hyundai conta com sensores de alta precisão e tecnologia de leitura da estrada, similar aos sistemas de suspensão adaptativa usados por marcas como a Mercedes-Benz e Rolls-Royce, nota a CarBuzz. No entanto, em vez de ajustar a suspensão, os dados registados pelas câmaras são usados para ajustar a altura do acoplador de carregamento, mantendo uma distância estável e garantindo uma transferência de energia eficiente.

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A fabricante automóvel também planeia integrar tecnologia V2X no sistema, permitindo que os veículos comuniquem com a infraestrutura rodoviária e com outros automóveis em tempo real. Isso pode oferecer informações sobre as condições da estrada e até sugerir rotas otimizadas para maximizar a eficiência do carregamento. Por exemplo, o sistema pode recomendar que o motorista mude de faixa para evitar áreas danificadas da estrada, como buracos, e garantir um carregamento contínuo.

Além disso, a tecnologia proposta pode ser ainda mais eficaz em veículos com sistemas de direção semiautónoma, que permitiriam manobras precisas para evitar obstáculos e manter a ligaão com as bobinas de carregamento de forma otimizada.

Embora o carregamento dinâmico sem fios já esteja em teste em alguns locais, como uma parte de estrada em Detroit e programas-piloto no Japão e Noruega, são projetos que geralmente se limitam a ambientes controlados. A proposta da Hyundai pretende alargar essa realidade para um uso mais amplo e eficiente, mesmo em condições de estrada adversas.