Já começou a construção do troço inicial daquela que aspira a ser a primeira autoestrada de carregamento sem fios de veículos elétricos nos Estados Unidos da América.

O projeto remonta a 2021 e junta a Purdue University e o Departamento de Transportes do estado norte-americano do Indiana para testar um sistema de carregamento sem fios patenteado para veículos elétricos pesados em movimento, baseado em num novo tipo de alcatrão, com partículas magnetizadas incorporadas.

Investigadores estudam novo tipo de alcatrão, capaz de carregar veículos elétricos em andamento
Investigadores estudam novo tipo de alcatrão, capaz de carregar veículos elétricos em andamento
Ver artigo

A equipa de engenheiros focou-se nos veículos pesados pelo potencial de redução das emissões de gases de efeito estufa. Caso o projeto tenha sucesso, espera-se uma abrangência mais alargada de veículos elétricos.

Na altura em que foi anunciado, apontou-se que a matéria teria uma potência mínima de carregamento de 200 kilowatts.

O objetivo passa, não só, pela modernização da infraestrutura rodoviária no país, mas também por facilitar o carregamento contínuo de veículos elétricos, entre carros e camiões, reduzindo as paragens para recarga e preocupações com a falta de infraestruturas.

Xiaomi entrega primeiros carros elétricos amanhã. SU7 é apresentado como o "carro de sonho"
Xiaomi entrega primeiros carros elétricos amanhã. SU7 é apresentado como o "carro de sonho"
Ver artigo

O banco de testes de 400 metros que começou a ser construído a 1 de abril último “servirá como base para avaliar a viabilidade do sistema em condições reais de rodovia, tornando-os mais acessíveis e ecologicamente sustentáveis”, refere a universidade.

Embora haja desafios a superar e o teste completo só esteja previsto para o próximo ano, este avanço é encarado como um sinal promissor do futuro dos transportes sustentáveis.

O anúncio surge uma altura em que o mercado dos veículos elétricos acaba de ganhar um novo protagonista - num primeiro momento apenas para os lados do continente asiático: o SU7 da Xiaomi, que promete rivalizar com os modelos norte-americanos da Tesla.

Espreite as imagens mais recentes do SU7 divulgadas pela Xiaomi