
A Comissão Europeia está a investigar a IBM por abuso de posição dominante no mercado de servidores mainframe. Em causa estarão duas situações diferentes em que a legislação comunitária da concorrência pode ter sido desrespeitada.
A primeira investigação resulta de uma queixa apresentada pelas empresas T3 e Turbo Hercules, que alegam que a IBM "associa os mainframes ao seu próprio sistema de exploração dos ditos servidores", segundo a CE.
A outra investigação partiu do próprio Executivo e pretende esclarecer se a IBM teve um comportamento discriminatório face a empresas concorrentes, nomeadamente no que respeita à prestação de serviços de manutenção nos mainframes instalados, normalmente, em grandes empresas e organismos governamentais.
Segundo a CE, a primeira das supostas práticas ilegais da Big Blue teria como consequência a expulsão do mercado dos fornecedores de tecnologias de emulação, que permitem aos utilizadores executarem aplicações essenciais em equipamentos de marcas diferentes.
Em segundo lugar, a CE suspeita que a empresa norte-americana tenha promovido acções comerciais com a intenção de "blindar o mercado dos serviços de manutenção, evitando potenciais concorrentes, em particular restringindo ou adiando o acesso às peças de substituição das quais é a única fornecedora".
A empresa já veio entretanto afirmar que irá colaborar nas investigações de Bruxelas.
Pergunta do Dia
Em destaque
-
Multimédia
Microsoft: 50 anos de história e os marcos da empresa que redefiniu o software na computação pessoal -
App do dia
Pondlife é um jogo relaxante que ensina mais sobre os peixes e animais marinhos -
Site do dia
Aprenda acordes de guitarra gratuitamente através do FretMap -
How to TEK
Instagram muda layout e substitui quadrados por retângulos nos perfis. Como se adaptar ao novo formato?
Comentários