A IDC reviu em alta as previsões de vendas de computadores pessoais para este ano, avançando que o número de unidades comercializadas deverá chegar aos 176,5 milhões de PCs, o que representa um crescimento de 14,2 por cento quando anteriormente as expectativas se situavam num aumento de 13,5 por cento.



De acordo com a empresa de estudos e análise de mercado, o aumento de compras por parte do sector empresarial justifica uma revisão nos números para 2004. Esta retoma na área das empresas está a compensar um abrandamento sentido no último trimestre no sector de consumo.



As previsões apontam agora para vendas de 113,3 milhões de unidades para empresas e 63,2 milhões para o consumo em todo o ano de 2004. Estes números apontam um crescimento de 15,5 e 11,8 por cento em relação aos valores de 2003 e uma melhoria também em comparação com o crescimento anual anterior.

A diferença nas compras entre as empresas e os particulares é mais evidente nos Estados Unidos do que na Europa Ocidental, onde a recuperação económica está a estimular as vendas nas famílias. No entanto, a IDC avisa que o crescimento vai diminuir à medida que as vendas de portáteis começam a decrescer.


Para 2005, a IDC estima que a tendência de crescimento se vai manter, continuando o sector empresarial a crescer mais do que o de consumo. Mas as previsões de vendas totais são moderadas, apontando a consultora para uma subida de 10,5 por cento para as 195 milhões de unidades.

Notícias Relacionadas:

2004-07-16 - Procura forte na Europa impulsiona crescimento do mercado de PCs
2004-03-11 - Recuperação do mercado de PCs fortalecida por novo aumento de expectativas da IDC