O IKEA celebrou uma parceria com a UNYQ, uma empresa de wearables médicos que forneceu o seu expertise num projeto que contemplou o desenvolvimento de uma linha de equipamentos de gaming para jogadores com necessidades especiais.

A UNYQ é internacionalmente conhecida por utilizar um sistema de impressão tridimensional na criação de aparelhos que ajudam pessoas com condições de saúde sensíveis a viver uma vida mais normal. O método consiste na análise do corpo do paciente e na modelação digital de soluções que se adaptem às suas medidas.

A gama de produtos que nasceu desta colaboração chama-se UPPKOPPLA. Os protótipos foram apresentados na convenção anual de design que o IKEA realiza na Suécia, a par de uma app a que os utilizadores podem recorrer para medirem os dados biométricos de algumas partes do seu corpo.

Capas texturizadas para botões do teclado e suportes para fios são apenas algumas das soluções que ambas as empresas consideram úteis para os consumidores que se inserem no seu público-alvo. A ideia é garantir que estes são capazes de reproduzir movimentos mais precisos.

Coloque os móveis no lugar antes de comprar com a app da IKEA
Coloque os móveis no lugar antes de comprar com a app da IKEA
Ver artigo

Um outro produto é um apoio para o pulso do jogador, que previne lesões de maior durante as sessões de jogo no computador. Neste caso, a app pode ser utilizada para medir a mão do utilizador e sugerir uma configuração adequada para o apoio.

Apesar de ser uma novidade, a presença da IKEA no sector do gaming, o mesmo não se pode dizer dos esforços que a empresa faz aqui para incluir um segmento dos consumidores que é normalmente esquecido pela indústria.

A nova coleção de acessórios de gaming deverá estar disponível nas lojas IKEA a partir de 2020.

Nota da redação: a notícia foi atualizada parta corrigir alguma informação.