A Intel vai investir entre mil milhões e 1,5 mil milhões de dólares na remodelação de uma fábrica situada no Novo México com o intuito de implementar nas mesmas instalações uma fábrica de produção de componentes de 45 nanómetros.
Conhecida como Fab 11X - actualmente destinada ao fabrico de chips de computadores de 90nm em wafers de 300mm - esta será a quarta fábrica de nova geração da tecnologia de 45 nanómetros. Os primeiros exemplares estarão disponíveis a partir do segundo semestre do próximo ano.
A nova tecnologia inclui uma combinação inovadora de novos materiais que permitirão reduzir as fugas eléctricas, o que acaba por causar impacto positivo no desempenho dos transístores, diz a empresa em comunicado.
Inicialmente a produção dos materiais será efectuada em Oregon, nas instalações da fábrica D1D. Após a primeira fase, o fabrico será expandido a outras instalações, nomeadamente ao complexo do Novo México.
Paul Otellini, presidente e CEO da Intel, afirma que esta estratégia "representa uma das mais importantes revoluções em décadas de produção" e irá ajudar a empresa a "oferecer os melhores produtos possíveis" aos clientes.
No total, a empresa irá gastar entre 5,3 e 5,7 milhões de dólares na expansão da plataforma de 45 nm, valor onde se incluem os custos de renovação despendidos durante este ano na Fab 11X e em outras duas fábricas em construção, a Fab 32 e a Fab 38, situadas em Ariz e em Israel, respectivamente.
Notícias Relacionadas:
2004-08-30 -Intel confirma lançamento de chips com tecnologia de 65 nanómetros para 2005
2003-11-25 - Intel produz chips de memória com tecnologia de 65 nanómetros
2002-08-14 - Intel divulga novo processo de fabrico de chips de 90 nanometros
Pergunta do Dia
Em destaque
-
Multimédia
Astrónomos confirmam super-Terra habitável e abrem portas à deteção de vida extraterrestre -
App do dia
App Drippi transforma o “look” completo dos amigos em criações únicas -
Site do dia
Na TemPolor a IA ajuda a encontrar a música certa para cada imagem -
How to TEK
Como usar o ChatGPT para transcrever notas escritas à mão
Comentários