A Intel estima que, até ao final deste ano, haja 60 modelos de Ultrabooks no mercado. As estatísticas foram avançados pelo vice-presidente da empresa, Mooly Eden, durante a conferência que antecede a abertura da CES, onde os ultraportáteis tiveram um papel de destaque, com direito a antecipação de novidades e calendário.

De acordo com os dados da fabricante responsável pela criação do conceito que preside ao segmento, atualmente existem cerca 15 modelos de computadores concebidos de acordo com as suas coordenadas.

A empresa, que agendou para o próximo ano o lançamento da terceira de geração de Ultrabooks, revelou que entretanto estarão disponíveis, na segunda metade de 2012, os primeiros equipamentos baseados na arquitetura Ivy Bridge.

A ocasião serviu também para apresentar uma nova plataforma de autenticação baseada em tecnologia NFC, que vai recorrer ao cartão de crédito do utilizador, e computadores conceito, equipados com Windows, com ecrãs sensíveis ao toque.

Outro dos conceitos mostrados - designado Nikinshki - consiste num Ultrabook com uma zona sensível ao toque que permite controlar o computador de forma mais rápida, através de um interface de utilização baseado no Metro (do Windows 8). Uma janela na tampa do portátil assegurava o acesso ao touchpad e ao interface simplificado quando o computador estivesse desligado.

O departamento de desenvolvimento da marca fez também uma demonstração de um sistema para interagir com o PC sem recorrer ao rato, em que um funcionário da empresa mostrou como podia controlar uma arma num jogo mexendo as mãos e os dedos a alguns centímetros do ecrã do portátil.

Foi ainda anunciado um acordo com uma empresa para trazer funcionalidades de reconhecimento de voz nativas para os Ultrabooks. A novidade vai estar disponível em oito idiomas, mas não se sabe quando.

Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico

Joana M. Fernandes