A Intel reforçou a sua gama de processadores para desktops e servidores de entrada com o lançamento da nova linha Core i5, dois novos processadores Core i7 e o processador Xeon série 3400, que introduzem a sua microarquitetura Nehalem nestes mercados.

Conhecidos pelo nome de código Lynnfield, os novos processadores foram desenvolvidos a pensar num melhor desempenho nas funções multimédia, produtividade, jogos e outras aplicações de maiores recursos.

Segundo a fabricante, os novos Core i7 e i5 são os primeiros processadores a integrar uma porta PCI-Express 2 de 16 linhas e dois canais controladores de memória, possibilitando que todas as funções de entrada/saída e gestão sejam realizadas por um único processador, o chipset Intel P55 Express. Os chipsets anteriores da Intel precisavam de dois processadores separados.

Os processadores agora lançados são igualmente os primeiros a serem suportados pela nova tecnologia socket Land Grid Array (LGA) 1156.

Relativamente aos chipsets 3400 e 3420, a Intel refere que estes novos produtos foram concebidos para melhorar a produtividade das pequenas empresas, ao darem uma resposta mais eficiente em tarefas como a gestão do correio electrónico, ficheiros ou impressão.

“Os servidores baseados nos processadores Xeon 3400 oferem uma maior fiabilidade relativamente aos sistemas desktop devido a características diferenciadas, como memória de Error Correcting Code e RAID 0/1/5/10 para sistemas operativos destinados a servidores”, refere a Intel.

A fabricante acrescenta que os novos processadores poderão ajudar as empresas a ao permitirem até 64 por cento mais transacções de venda e um tempo de resposta até 56 por cento mais rápido. “Tais capacidades são possíveis graças à microarquitetura Nehalem da Intel e a uma melhoria de quatro vezes da capacidade de memória (32 GB)”, acrescenta.

Os processadores lançados agora também incluem o Xeon L3426, uma variação de baixo consumo que promete ser até 188 por cento mais eficiente no consumo de energia por dólar em relação à geração Xeon X3380 anterior.

Já disponíveis, os novos processadores apresentam preços diferenciados. Os novos Core i7 variam entre os 264 dólares para mil unidades do i7 870 a 2,8 GHz, e os 562 dólares para os i7 a 2,93GHz, enquanto o preço do Core i5 750 é de 196 dólares.

O preço por mil unidades dos novos Xeon varia entre os 189 e os 589 dólares.