A Mobileye foi responsável por desenvolver o sistema Autopilot da Tesla, mas a parceria entre estas duas empresas terminou depois de um homem ter morrido, na Florida, por ir a conduzir um Model S utilizando o Autopilot e foi depois deste acontecimento que a Intel se chegou à frente para adquirir a startup.

Agora, com o acordo de compra encerrado, a Intel prepara-se para colocar "prego a fundo" no mercado dos carros autónomos e anunciou que vai construir uma frota de nível 4 para testar nos EUA, em Israel e na Europa. Atualmente, o nível 5 é considerado o topo da scala de automação dos carros, equivalendo a um equipamento totalmente independente e capaz de tomar todas as decisões de forma autónoma.

A gigante tecnológica já tinha anunciado que planeava investir cerca de 250 milhões de dólares no desenvolvimento de veículos autónomos e a aquisição da Mobileeye parece ter sido um dos passos que mais incentivo deu à Intel.

Os primeiros carros da frota vão ser criados, segundo a empresa, até ao final do corrente ano e vão ser capazes de lidar com quase todas as situações sem precisar de qualquer intervenção humana. A frota será, depois, aumentada para, pelo menos, 100 veículos. Além da Mobileye, foram também criadas parcerias com a BMW e a Delphi, grandes fornecedores de software e componentes eletrónicos para carros.

Ainda não existem confirmações sobre qual será a fabricante dos automóveis mas, inicialmente, a ideia seria que os primeiros 40 carros autónomos fossem os série 7 da BMW.

O sistema desenvolvido pela Intel e pela Mobileye vai incluir cameras, capacidade de processamento de imagem, micro-processadores, tecnologia de mapeamento e software capaz de determinar qual a reação que o carro deve tomar em situações diárias de quem conduz.

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.