Com o lançamento do iPad no próximo dia 3 de Abril nos Estados Unidos a Apple poderá anunciar uma oferta recheada de conteúdos gratuitos para a plataforma, logo no momento do arranque.



De acordo com uma notícia avançada pelo AppAdvice - que mostra uma captura de ecrã alegadamente da loja -, a empresa terá para apresentar uma oferta de cerca de 30 mil livros antigos, que estarão acessíveis na iBookstore à data da estreia.


A oferta chegará ao serviço por via do projecto Gutenberg, uma iniciativa suportada por voluntários que disponibiliza online conteúdos do domínio público, não protegidos por direitos de autor.


Como refere o site esta é, aliás, uma oferta que já está disponível para outros dispositivos portáteis, como o Kindle ou o Sony Reader, a partir dos quais também é possível aceder ao acervo de 30 mil títulos ali guardados.


No Tablet da Apple, a estes juntar-se-á uma oferta de conteúdos pagos, que resulta das parcerias, algumas já anunciadas, com as principais editoras. Estes títulos serão disponibilizados ao abrigo da tecnologia de protecção à cópia da Apple. Os conteúdos gratuitos estarão acessíveis num sistema livre de DRM.


Como é possível saber na página oficial do projecto Gutenberg, a oferta total de 30 mil títulos disponíveis gratuitamente só é garantida para os Estados Unidos, onde os direitos de autor expiraram.