O lançamento do novo iPad mini já trouxe poucas novidades, canibalizadas pela habitual máquina de rumores que envolve os principais anúncios da marca da maçã, que forma compensadas pela quarta geração do iPad. Mas um tema causa surpresa, e não apenas o preço, acima do esperado, mas também a disponibilidade em 34 mercados em simultâneo.

Ao contrário do que tem sido feito em grandes lançamentos, do iPhone e do iPad, a Apple vai disponibilizar o novo equipamento de forma simultânea em 27 países, nos quais se inclui Portugal. No último lançamento do iPhone 5 a diferença entre os primeiros 8 países e um segundo grupo de mercados – onde se incluía Portugal, foi de uma semana, o que representou já uma redução de tempo em relação a modelos anteriores.

A versão do iPad mini com Wi-Fi chega às lojas a 2 de novembro, mas pode ser pré-encomendado já a partir desta semana, no dia 26 de outubro, nas lojas online de 27 países.

Os preços para os Estados Unidos já tinham sido revelados durante a apresentação, como o TeK escreveu: 329 dólares para a versão Wi-Fi com 16 GB, um valor que sobe até 529 para quem quiser ter 64 GB. Em Portugal, e noutros países da Europa, a Apple “converte” o valor para 339 euros na versão de 16 GB, 439 no modelo de 32GB e 539 euros no modelo de 64 GB.



[caption]imagem ipad[/caption]

O iPad de quarta geração vai estar também à venda na mesma data, mas por preços mais altos, a acompanhar a maior dimensão do ecrã: 509, 609 e 709 para as versões com 16, 32 ou 64 GB de armazenamento.

As versões com banda larga móvel (LTE só em alguns mercados) só chegam ao mercado algumas semanas depois, e com preços mais altos.

O iPad mini com Wi-Fi + Cellular estará à venda por um preço recomendado de 469 euros no modelo com 16GB, 569 euros no modelo com 32GB e 669 euros no modelo com 64GB. No iPad de quarta geração com ligação À rede móvel os valores sobem na mesma proporção: 639, 739 euros e 839 euros para as versões de 16, 32 ou 64 GB.

Recorde-se que a Apple apresentou esta tarde a nova geração do iPad e uma versão Mini do dispositivo, 23% mais fina - tem 7,2 mm de espessura - que a versão maior e 53% mais leve. A aguardada versão Mini tem 7,9 polegadas de ecrã mas mantém a mesma resolução de ecrã. Conta com uma câmara de 5 megapixeis, FaceTime HD e suporte para LTE. O processador é o A5, que está também na geração anterior do tablet.

Nota de redação: Foi corrigida uma gralha na notícia.

Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico

Fátima Caçador