Está oficialmente aberta a campanha de financiamento colaborativo do Findster. A tecnológica portuguesa está a recorrer ao Indiegogo para pedir 50 mil dólares, sendo que a colheita de donativos vai estar disponível nos próximos 61 dias.



O Findster é um sistema de geolocalização anti-perdas. Através de um ecossistema composto por cinco elementos é possível criar uma rede de monitorização que permite aos pais vigiarem as crianças e aos donos acompanharem a posição dos cães ou gatos.

O serviço usa geolocalização por GPS e também usa uma tecnologia de radiofrequência própria que tem um alcance de um quilómetro entre o “guardião” e o “elemento móvel”. O alcance pode ir até dois quilómetros quando é usada a basestation, um recetor que fica localizado em casa ou no escritório e que faz uso do maior tamanho para também ampliar as suas capacidades.



O TeK já tinha detalhado o restante projeto num artigo do início da semana.



Numa fase posterior e quando o Findster for mais popular, será possível criar uma rede comunitária de utilizadores que permitirá, entre outros hipóteses, que um cão desaparecido seja detetado mesmo a vários quilómetros de casa.



Entre as funcionalidades que se destacam no Findster está a aplicação móvel que permite delimitar uma área que a criança ou o animal de estimação não podem ultrapassar – se assim acontecer o utilizador “guardião” é de imediato alertado.





Como um dos cofundadores da empresa, David Barroso, explicou ao TeK, o Findster também se tenta descolar dos sistemas de localização por Bluetooth como o Tile e dos sistemas que usam comunicações de dados que implicam a subscrição de um tarifário – com o Findster apenas é preciso um investimento inicial.



A versão early-bird tem um preço de 85 dólares, cerca de 60 euros, mas existem modelos de contribuição que vão até aos 250 dólares.


Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.