O segundo kit de desenvolvimento dos Oculus Rift, que inclui melhorias como ecrãs com tecnologia OLED, foi encomendado por 45 mil programadores. O número é revelado pela Oculus VR antes de os equipamentos começarem a ser expedidos para os seus compradores.



Sabendo que a primeira versão do dispositivo de realidade aumentada foi vendida 60 mil vezes, no total os kits de desenvolvimento do Oculus Rift já ultrapassaram a barreira histórica das cem mil unidades comercializadas.



O valor apesar de ser baixo quando comparado com outros sistemas de entretenimento, é de destaque sabendo que esta é uma tecnologia emergente. E sabendo também que as vendas apenas se referem a compras feitas por programadores, pois uma versão para utilizadores finais ainda não existe.



A Oculus VR, empresa responsável pelos Oculus Rift, foi comprada pelo Facebook num negócio avaliado em dois mil milhões de dólares.



O sucesso do periférico despertou o interesse de outras grandes empresas como a Sony, que tem o projeto Morpheus, e como a Samsung, que está a trabalhar com a Oculus VR para criar um equipamento de realidade virtual para dispositivos móveis.



Também a Google parece ter algum interesse neste campo, tendo distribuído um sistema low-cost, feito em cartão, durante o Google I/O. O projeto pode ser visto com mais pormenor aqui.



O TeK deixa ainda alguns dos projetos que têm aproveitado a tecnologia de forma diferenciadora:



- Projeto para os Oculus Rift transforma a vida real num videojogo

- OculusDrone: o mundo visto através de um quadricóptero

- RiftCycles: recriado jogo com motas de luz do filme TRON



Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico