Linus Torvalds, o maintainer Marcelo Tosatti e os principais
programadores do kernel ou núcleo do sistema operativo Linux lançaram na passada sexta-feira a mais recente versão estável da série 2.4 deste componente essencial da plataforma. Identificada pelo número 2.4.21, esta actualização introduz no sistema operativo open-source o suporte para uma série de novos dispositivos e corrige várias falhas de software. Para além disso, também acrescenta compatibilidade com o processador Opteron de 64 bits da AMD.

Marcelo Tosatti, um brasileiro de 19 anos que superintende o desenvolvimento da série 2.4 do kernel, e o finlandês Linus Torvalds, responsável pelo núcleo original do Linux e incumbido actualmente de controlar o processo de desenvolvimento do kernel, colocaram online o código actualizado numa altura em que o sistema operativo se encontra no seio de uma enorme polémica.

A SCO Group, produtora de
software Unix, acusou a IBM em Março de copiar o seu código proprietário e de inclui-lo no kernel do Linux. Até hoje, a gigante de informática ainda não respondeu ao desafio da SCO de que cumprisse com os termos da sua licença Unix ou enfrentasse a revogação dos seus direitos. Contudo, a IBM argumenta que não fez nada de errado, não sendo provável que ceda às exigências da SCO.

A actualização do kernel ocorre no mesmo mês em que Linus Torvalds previa que a próxima versão 2.6 do núcleo do Linux começasse a ser disponibilizada. O finlandês "congelou" a introdução de novas funcionalidades da próxima geração do kernel em Outubro passado de forma a resolver determinados problemas que subsistiam. Os interessados poderão fazer o download do novo kernel a partir do site Kernel.org ou nos portugueses Darkstar@IST e CPRM.net.

Notícias Relacionadas:
2003-05-30 - SCO continua a gerar polémica na defesa dos direitos de propriedade de Unix
2002-02-28 - Linux Kernel 2.6 vai suportar tecnologia x86-64 da AMD