A LG Electronics cumpriu a promessa feita na edição de 2012 da IFA e acaba de anunciar o lançamento comercial para este mês daquele que refere ser "o primeiro monitor com ecrã de formato 21:9 do mundo", antecipando-se à Philips que, no mesmo evento, apresentou também um monitor com ecrã panorâmico com a mesma proporção.


O novo LG EA93 UltraWide Monitor, apresentado hoje em Seoul, na Coreia do Sul, possui um ecrã com 29 polegadas de diagonal e é apresentado como uma solução mista para empresas e habitações.


A nível empresarial, a LG acena com as funcionalidades de divisão do ecrã em quatro, para apresentação de vários documentos em simultâneo, e com a reprodução integral de cor sRGB a 100%. Já a nível doméstico o formato de ecrã 21:9 é apresentado como "ideal" para visionar filmes no formato panorâmico original, sem distorções de imagem ou presença de barras negras horizontais, dependendo da proporção de imagem dos títulos.

[caption]monitor 21:9[/caption]


Por outro lado, o fabricante destaca a possibilidade de visionamento das imagens "a partir de virtualmente qualquer ângulo", bem como a capacidade de reproduzir no monitor conteúdos a partir de um smartphone, usando uma ligação Mobile High-Definition Link (MHL).


Em termos de especificações técnicas, o novo LG EA93 inclui um ecrã LCD LED que suporta uma resolução até 2560x1080 pixéis, permite ângulos de visualização vertical e horizontal de 178º e disponibiliza um tempo de resposta de 5ms, por exemplo, incluindo na moldura um par de colunas integradas com amplificação de 7 Watts.


As ligações disponibilizadas abrangem duas portas HDMI, uma porta DVI-D Dual, uma versão MHL e quatro tomadas USB 3.0.


O novo monitor é colocado à venda ainda este mês na Coreia do Sul, com promessas da LG de o disponibilizar globalmente "nas próximas semanas".


Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico