Hoje os líderes do G7 acordaram um novo conjunto de princípios internacionais para a inteligência artificial, assim como um código de conduta para o desenvolvimento da tecnologia.

A Comissão Europeia apoia a decisão, afirmando que os novos princípios e o código de conduta vão complementar a nível internacional as regras do AI Act, que está a ser finalizado pelos legisladores europeus.

Nas palavras de Ursula von der Leyen, presidente da Comissão Europeia, “os benefícios potenciais da inteligência artificial para os cidadãos e para a economia são enormes”. No entanto, com a aceleração das capacidades desta tecnologia, surgem novos desafios, motivo pelo qual apela a todas as entidades que a desenvolvem para assinarem e implementarem o código de conduta o mais rapidamente possível

Em comunicado, o executivo comunitário detalha que os princípios acordados pelos líderes do G7 têm como objetivo guiar as organizações no desenvolvimento, implementação e uso de sistemas avançados de IA, como modelos fundacionais e IA generativa.

Bruxelas pretende consenso de Estados-membros sobre a vigilância biométrica no regulamento da IA
Bruxelas pretende consenso de Estados-membros sobre a vigilância biométrica no regulamento da IA
Ver artigo

Estes princípios incluem compromissos para mitigar os riscos e usos prejudiciais da tecnologia, assim como para identificar vulnerabilidades, encorajar a partilha responsável de informação. Em questão está também o reforço nos investimentos em segurança e em sistemas que ajudem as pessoas a identificar se estão perante conteúdo gerado por IA.

Por sua vez, os princípios estão na base do código de conduta voluntário, que dará às organizações que desenvolvem esta tecnologia orientações práticas e detalhadas, afirma o executivo comunitário.

Os documentos serão revistos e atualizados à medida que seja necessário, para assegurar que acompanham o rápido desenvolvimento da tecnologia. De acordo com a Comissão Europeia, os primeiros signatários serão anunciados em breve.