A Apple lançou o seu primeiro computador em 1976. O Apple I foi a primeira pedra no “castelo” da empresa da maçã, mas a consolidação da entrada no mundo dos computadores pessoais chegaria só mais tarde, em 1984, como o Apple Macintosh.

Ainda antes de lançar o modelo que viria a posicionar a empresa como uma rival “a sério” da IBM, que na altura dominava o mercado dos computadores pessoais, o Apple Lisa, que chegou ao mercado em 1983, queria afirmar-se como uma opção mais orientada para o público em geral, com rato e com uma interface gráfica que já incluía ícones e janelas.

As vendas do Lisa ficaram aquém das expectativas da Apple, mas as bases para a próxima geração de computadores já estavam consolidadas. A 24 de janeiro de 1984 era lançado o Apple Macintosh, com um anúncio icónico, realizado por Ridley Scott, com alusões à obra “1984” de George Orwell.

Recorde o anúncio do Apple Macintosh em 1984

O computador, que mais tarde ficou conhecido como Macintosh 128 K, dado aos seus 128 KB de memória RAM, contava com um design mais simples do que o Apple Lisa, mas aproveitava alguns dos seus aspetos mais positivos. Para lá do design, mais compacto do que os computadores da IBM da época, a inclusão do rato e de uma interface gráfica (Graphical User Interface, ou GUI) no sistema operativo Mac OS 1.0, ajudaram a conquistar a atenção do público.

Clique nas imagens para recordar o Macintosh da Apple

Apesar do sucesso dos computadores Macintosh, Steve Jobs acabou por ser demitido em 1985 devido a desentendimentos com o então CEO John Sculley. A Apple continuou a lançar novos computadores e equipamentos nos anos que se seguiram, embora nem todas as apostas tenham conseguido alcançar sucesso.

Na década de 90 a Apple enfrentou um período “turbulento”, marcado por trocas de CEO, mas também pelo envelhecimento da linha Macintosh e popularização do Windows da Microsoft que integrava equipamentos da concorrência que tinham preços mais “amigáveis” para a carteira.

A revitalização da empresa da maçã chegaria já no final dos anos 90, com Steve Jobs de novo aos comandos e com uma nova estratégia que seguia o mote “Think Different”. Em 1998 era lançado o icónico iMac, que contribuiu para que a popularidade da Apple voltasse a crescer. Por entre o lançamento do iPod, do iPhone e, mais tarde do iPad, chegaram também os computadores portáteis MacBook.

Clique nas imagens para recordar os computadores que marcaram a história da Apple

Com a morte de Steve Jobs, o testemunho foi passado a Tim Cook, com uma estratégia mais focada na continuação do negócio, com a atualização de modelos já existentes com novas funcionalidades e tecnologias, incluindo processadores próprios.

Entre as grandes novidades introduzidas mais recentemente destacam-se, por exemplo, o iMac apresentado em abril de 2021, que deu o “salto” tecnológico para a arquitetura Apple Silicon, ou o Mac Studio, revelado em março do ano passado, concebido em especial para profissionais.

Veja o vídeo 

Ainda em janeiro, a empresa atualizou o MacBook Pro e o Mac Mini com a mais recente geração de processadores M2 Pro e Max. Com o lançamento de um Mac Mini com Apple Silicon, a Apple parece ter completado a transição dos chips da Intel para os seus próprios processadores, embora ainda mantenha o Mac Pro com uma versão equipada com processadores da tecnológica.

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.