A Magic Leap anunciou que está agora mais perto do lançamento da segunda versão do seu headset de realidade aumentada. A empresa conseguiu um financiamento de 500 milhões de dólares para trabalhar no desenvolvimento da segunda geração do dispositivo, que prevê agora disponibilizar durante o próximo ano. O plano inicial passava por lançar os Magic Leap 2 durante este ano, com o arranque das vendas em pequenas quantidades mais para o final do ano, uma revisão de datas que a empresa agora não comentou. 

A evolução do headset de realidade aumentada da Magic Leap resulta num equipamento mais pequeno, 20% mais leve e com o dobro do campo de visão, segundo a empresa, que o posiciona mesmo como o dispositivo deste género mais pequeno e mais leve da indústria. 

O The Verge recorda que a Magic Leap recebeu 3 mil milhões de dólares em financiamento na fase inicial do projeto, quando este ainda estava essencialmente virado para o mercado de consumo. Pelo caminho, a empresa decidiu rever a estratégia e passar a dedicar-se apenas ao mercado empresarial, começando por posicionar o produto neste segmento como uma solução para criadores de conteúdos.

Tek Magic Leap 2
créditos: Magic Leap

Em 2020 fez mais algumas mudanças, mas nessa altura para reduzir o tamanho da operação e dar-lhe uma nova liderança, anunciando o despedimento de mil trabalhadores e a saída de um dos co-fundadores. Numa entrevista à CNBC, a CEO da companhia, Peggy Johnson, mostra-se agora confiante no futuro e explica que “o financiamento angariado vai ajudar a empresa a ter uma maior flexibilidade financeira e de recursos para continuar a trajetória de crescimento”, neste mercado.  

O novo gadget, disse também a responsável, foi “desenhado para aumentar a adoção empresarial de realidade aumentada”, mas a Magic Leap continua a não descartar completamente o mercado de consumo. Embora tenha deixado de operar nessa área, a CEO da empresa revelou que a Magic Leap continua a receber muitas solicitações para licenciar a tecnologia para esse fim e admitiu que a empresa não quer deixar passar em branco essa oportunidade de negócio. 

Magic Leap: já é possível assistir a partidas de basquetebol em realidade aumentada
Magic Leap: já é possível assistir a partidas de basquetebol em realidade aumentada
Ver artigo

Se estas oportunidades se revelarem uma forma de fortalecer o negócio e ajudar a empresa a reforçar a capacidade de inovação em soluções empresariais, a intenção é aproveitá-las, algo que pode ser uma boa notícia para quem tiver interesse no dispositivo a título pessoal.   

Enquanto não concretiza estas oportunidades, a Magic Leap revelou que entre os clientes tem empresas como a Ericsson e que mantém também parcerias estratégicas como a Google Cloud, VMware ou Nvidia.

Segundo dados da IDC, o mercado de realidade virtual / realidade aumentada vai valer 140 mil milhões de dólares em 2024.   

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.