No próprio dia em que a Google apresentou o seu vídeo com o Gmail Motion, a partida de 1 de Abril da gigante de pesquisas, a equipa do MxR Lab da Universidade da Califórnia conseguiu pôr em prática o sistema de controle do email através de gestos e movimentos do corpo, recorrendo ao Kinect da Microsoft.

O projecto foi desenvolvido no Institute for Creative Technologies e combina a solução que já tinha sido criada de Flexible Action and Articulated Skeleton Toolkit (FAAST) com o sensor que a Microsoft desenvolveu para os jogos da consola Xbox.

Os resultados estão documentados em vídeo e embora não sejam tão "afinados" como os que foram apresentados pela Google, a resposta é rápida.

"Ficámos muito excitados esta manhã quando a Google anunciou o Gmail Motion, mas, sem ofensa para os génios da Google, não conseguimos pôr a sua solução a funcionar nos nossos computadores. Por isso desenvolvemos a nossa própria solução", explica Evan Suma, um dos investigadores no vídeo.

Esta equipa já tinha conseguido adaptar o Kinect no ano passado para jogar World of Warcraft usando os movimentos do corpo como comando.

A brincadeira de 1 de Abril da Google usava a ideia de que o seu serviço de email poderia ser comandado com alguns gestos simples e levava a apresentação de vídeo ao extremo de recorrer a entrevistas com "especialistas" em “paralinguagem” e movimento para dar mais credibilidade à informação.

A empresa avançava ainda a possibilidade deste sistema de controle poder ser usado em breve no Google Docs.

[caption]gmail motion em prática no google docs[/caption]

O vídeo da Google pode ser visto neste link.