A E2 Tech fez um balanço sobre a primeira edição do MEO XL Games em Matosinhos, o terceiro da sua “road trip” pelas localizações de Portugal, depois de Guimarães e Portimão. Segundo números avançados pela organizadora, o evento levou à Exponor, entre os dias 23 e 26 de novembro, 38 mil visitantes. Números que estão em linha com os que Pedro Silveira, diretor da organizadora tinha adiantado ao SAPO TEK em entrevista.

Aos números somam 305 mil visualizações nas transmissões realizadas na Twitch da RTP Arena, sobretudo focado nas finais do Christmas Challenge de FC 24 e a da Master League Portugal de Counter-Strike 2, que consagrou campeã a SAW.

Além das competições profissionais, mas também desafios lançados aos visitantes. A E2 Tech diz que entregou mais de 50 mil euros em prémios aos vencedores das competições de Counter-Strike 2, FC24, Fortnite, Mortal Kombat 1, Rocket League, Street Fighter, Just Dance, Call of Duty: Modern Warfare III, Fall Guys, Just Dance e League of Legends.

Veja na galeria imagens do MEO XL Games:

Durante os quatro dias foi possível assistir a palestras, experimentar as novidades da PlayStation e Nintendo, mas também visitar os espaços dedicados ao retro gaming, em que não faltaram consolas e computadores antigos, assim como as máquinas de salão. Para os que preferem jogos indie, foi possível experimentar o Festival Indie X, onde estavam também expostos alguns dos títulos finalistas dos PlayStation Talents. O grande vencedor foi o jogo Hexrite, de um jovem que habita no Reino Unido. Com os apoios da APVP e Indie Dev Day, mais de 30 estúdios e developers ibéricos marcaram também o espaço de jogos independentes.

Os mais sortudos tiveram a oportunidade de se cruzar com criadores de conteúdos do YouTube e Twitch, passando pelo evento nomes conhecidos como o Wuant, D4rkframe, Zorlak, Daizer, PedroTim, Sara Rechena, RuiPlay, JOliveira, Jamie Drake e outros.

O Serviço Educativo contou com diversas iniciativas para alunos e professores do ensino básico e superior, com fóruns de discussão, workshops e palestras relacionadas com o gaming. O Indie X, APVP, Univ. Lusófona do Porto e Sharkcoders foram responsáveis por coordenar o programa de atividades. Nestas formações, a E2 Tech diz que mais de 6.200 alunos e professores registaram a sua participação. O Gamibérica – Iberian Games Summit, que juntou produtores e entidades ligadas à produção de videojogos em Portugal e Espanha organizaram diferentes talks sobre a indústria.

De recordar que a E2 Tech já partilhou a primeira data para 2024, o MEO XL Games começa em Portimão nos dias 1, 2 e 3 de março, estando a fechar as restantes datas para todo o ano.