Novos dados da IDC revelam que o mercado de PCs de gaming da região EMEA (Europa, Médio Oriente e África) voltou a crescer no segundo trimestre do ano. Embora a consultora previsse um crescimento na ordem dos 17,6%, o mercado cresceu 10,8% no período em análise, com 2,5 milhões de unidades a chegarem às lojas.

A consultora espera que o mercado continue a crescer até ao final do ano, se bem que de uma forma menos expressiva do que previa anteriormente. Agora, as suas previsões apontam para um crescimento de 6,1% no terceiro trimestre e um de 4,8% no quarto. Numa perspetiva a longo prazo, os analistas indicam que o número de unidades enviadas para as lojas em 2025 ascenderá aos 11,4 milhões.

IDC | Previsões | Mercado de PCs de gaming | EMEA
créditos: IDC

A IDC detalha que, na Europa ocidental, foi possível registar um aumento na procura durante a primeira metade de 2021. Com os próximos lançamentos de jogos marcados para a segunda metade do ano, os analistas preveem que haja um maior número de jogadores a quererem atualizar os seus equipamentos. Porém, espera-se que o mercado de PCs de gaming seja também impactado pelo problema de escassez de componentes.

Devido aos atrasos e à disponibilidade limitada de componentes, as fornecedoras orientaram as suas atenções para o segmento dos computadores desktop. Os dados indicam que o segmento de mercado registou um crescimento de 14,7%, com o de portáteis de gaming a crescer 4,9%.

Vendas de PCs continuam a crescer na Europa com tablets a afirmarem-se de vez
Vendas de PCs continuam a crescer na Europa com tablets a afirmarem-se de vez
Ver artigo

A IDC afirma que é provável que os gamers continuem a atualizar os seus setups da gaming com novos componentes, como GPUs topo de gama, embora o aumento dos preços possa levar alguns consumidores a adiarem as suas aquisições.

Além do contexto da pandemia, o crescimento no mercado pode também ser explicado pela popularidade do streaming e dos eSports. “Os eSports estão a bater recordes”, explica Marko Mihailovic, analista da IDC. “Muitos espetadores do Twitch, YouTube e até de canais televisivos estão a entrar no mundo do gaming, o que alimenta a procura por PCs de gaming”.

O mercado dos PCs de gaming da Europa Central e de Leste (CEE) e do Médio Oriente e Africa (MEA) também continuou a crescer no período em análise, com um crescimento de 10,9% e de 17,9%, respetivamente.