Ao longo do segundo trimestre deste ano, o mercado mundial de PCs cresceu 16 por cento com a venda de 71,9 milhões de computadores. Os números compilados pela Gartner dão a liderança do mercado à HP que, durante os três meses em análise, vendeu mais de 13 milhões de computadores em todo o mundo.



Com 11,02 milhões de computadores vendidos e um crescimento de 40 por cento face ao ano passado, a Dell obteve o segundo posto no que se refere ao mercado mundial, angariando uma quota de mercado de 15,6 por cento.



Na região EMEA, as vendas chegaram aos 23,1 milhões de equipamentos, subindo 23,5 face ao período homólogo. O crescimento foi sentido em todos os países embora fosse mais notório na Europa Ocidental e no Médio Oriente. O segmento dos computadores portáteis voltou a destacar-se nestas regiões com um crescimento de 40 por cento.



No que se refere ao mercado norte-americano, onde foram vendidos 16,5 milhões de computadores durante o segundo trimestre, o que representou um crescimento de 4,2 por cento, o destaque foi para a Dell com a venda de 5,25 milhões de computadores, o que perfez um crescimento de 11,9 por cento comparativamente ao mesmo trimestre do ano passado. A HP situou-se no segundo lugar do top de vendas com 4,166 milhões.



Por outro lado, a Gartner aponta a Apple como a terceira principal vendedora de computadores nos Estados Unidos. De acordo com a consultora, a empresa de Steve Jobs desafiou a fraqueza actual da economia norte-americana ao aumentar em 38,1 por cento o seu volume de vendas, comercializando 1,4 milhões de unidades, superando a Acer que vendeu 1,33 milhões de equipamentos.



De um modo geral, o mercado mundial continuou a ser movimentado pela corrida ao segmento dos portáteis. Em todo o mundo, os laptops foram os equipamentos mais procurados, muito pela quebra dos preços registada, concluiu a Gartner.



Notícias Relacionadas:

2008-03-27 - Recessão económica pode prejudicar venda mundial de PCs