Depois de muitas pistas e rumores, a Microsoft acabou por “sucumbir” aos rumores de ontem sobre a partilha de um vídeo de teasing que circulou na internet, e acabou por oficializar a Xbox Series S. O modelo será uma versão mais económica da sua consola de nova geração e está apontada para um preço de 299 dólares (confirmado depois pela Xbox Portugal por 299 euros).

Quando a Microsoft revelou ao mundo a nova Xbox Series X já circulavam rumores de que a gigante tecnológica estaria a preparar o lançamento de duas versões da consola batizadas de Lockhart e Anaconda. Depois, surgiram novas imagens online que mostravam o comando da versão mais económica do equipamento e que o seu nome seria xbox Series S.

Apesar da confirmação quase forçada da Microsoft, para dar alento às fugas de informação, a gigante de Redmond não adiantou mais detalhes sobre a consola. No entanto, observando o equipamento, este parece mais pequeno que a Xbox Series X, e também parece confirmar-se que não tem unidade de leitor de discos. Ao confirmar-se, a consola poderá ser assim uma plataforma totalmente assente em conteúdos digitais. Porém, em termos de hardware no seu interior, esta poderá ser equiparada à atual Xbox One X, ainda que com melhorias, sugerem os rumores. Os especialistas apontam o dia 10 de novembro para a data de lançamento das duas consolas, mas a Microsoft ainda não confirmando, prometendo mais detalhes para breve.

Ainda em junho, uma fuga de informação revelou que a consola sob o nome de código Lockhart não tinha sido concebida para gaming a 4K, sendo composta por 7,5 GB de RAM e o mesmo CPU da Xbox Series X.

Não deixa de ser curioso o formato da consola, com um círculo preto a tomar grande parte da lateral da consola (ou parte superior se for deitada) que parece uma coluna. E as piadas não tardaram da comunidade, referindo que "será preciso comprar duas para obter som estéreo).

Considerando a grande aposta no seu serviço Xbox Game Pass, e sobretudo a estreia do xCloud no dia 15 de setembro, este modelo digital pode ser ideal para jogadores que não queiram gastar tanto dinheiro numa consola e também em jogos. Ao pagar o serviço terá um catálogo com mais de uma centena de jogos no seu sistema, sendo que muitos deles serão processados na cloud se assim o desejararem. O serviço de streaming de jogos da Xbox será totalmente gratuito para assinantes do Game Pass, pelo que a oferta deste modelo faz sentido para fechar este ecossistema digital.

Nota de redação: Notícia atualizada com o preço em euros com a confirmação da Xbox Portugal.