A Microsoft anunciou a expansão das opções de reparação dos seus equipamentos até ao fim de 2022. A decisão surge como parte de um acordo com a As You Sow, uma organização norte-americana sem fins lucrativos que tem como objetivo criar uma maior consciencialização acerca da poluição gerada por empresas.

O anúncio da Microsoft surge como uma resposta a uma resolução submetida em junho pelos seus acionistas, que, em parceria com a As You Sow, apelaram à empresa para tornar os seus equipamentos mais fáceis de consertar, algo que se ajudaria a reduzir os elevados níveis de produção de lixo eletrónico e, consequentemente, a poluição ambiental.

Em comunicado, Kelly McBee, uma das coordenadoras da organização, afirma que o acordo permitirá dar aos consumidores a possibilidade de consertarem por si próprios os seus dispositivos da Microsoft sem terem de recorrer a uma rede limitada de lojas de reparação autorizadas.

Assim, como parte do acordo, a Microsoft compromete-se a completar uma avaliação, realizada por uma entidade terceira, acerca dos impactos ambientais e sociais associados a um maior acesso à reparação dos dispositivos eletrónicos, determinando novos mecanismos para cumprir este objetivo, incluindo para equipamentos da linha Surface e consolas Xbox.

EUA vão avançar com “direito à reparação” de equipamentos e podem obrigar a mudanças na Apple
EUA vão avançar com “direito à reparação” de equipamentos e podem obrigar a mudanças na Apple
Ver artigo

Entre os compromissos estabelecidos está também a expansão da disponibilidade de certos componentes e de documentação necessária para reparações para lá da rede de serviços autorizados, assim como a implementação de novos mecanismos que promovam e facilitam opções locais de reparação para os consumidores.

O “direito à reparação” tem vindo a ganhar força nos últimos anos. No panorama norte-americano, Joe Biden assinou em junho uma nova ordem executiva que dá à Federal Trade Comission (FTC) o poder de criar um novo conjunto de regras, impedindo as fabricantes de imporem limitações aos consumidores que querem consertar os seus próprios equipamentos ou levá-los para serem reparados em lojas independentes.

Já na Europa, a Comissão Europeia apresentou em setembro a sua proposta para um carregador universal, assente no tipo USB-C e apto para todos equipamentos eletrónicos, após 12 anos de compromissos voluntários do setor tecnológico, que permitiram uma redução para três modelos.

Comissão Europeia apresenta proposta para carregador universal apto para todos os equipamentos
Comissão Europeia apresenta proposta para carregador universal apto para todos os equipamentos
Ver artigo

A proposta terá de ser adotada pelo Parlamento Europeu e pelo Conselho, havendo depois um período de transição de 24 meses a partir da data de adoção para permitir à indústria adaptar-se antes da entrada em vigor.

Recorde-se também que, em novembro do ano passado, o Parlamento Europeu aprovou uma resolução com vista a criação de um Mercado Único sustentável. Nela, os eurodeputados pedem à Comissão Europeia que salvaguarde o “direito à reparação”, tornando o processo mais “atrativo, sistemático e economicamente viável”, seja através da extensão das garantias ou concessão das mesmas para peças substituíveis, assim como de um melhor acesso à informação sobre reparações e manutenção dos equipamentos eletrónicos.

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.