Fontes próximas da Microsoft terão referido ao The Verge que a empresa vai investir no segmento dos ecrãs dobráveis. Há cerca de um ano corriam rumores da existência de um Surface Phone, acreditando-se que a própria empresa esteja a trabalhar em hardware de duplo ecrã, como o projeto Andromeda.

Nesse sentido, a gigante de Redmond, necessita adaptar o sistema operativo, não só para eventuais dispositivos construídos em casa, como para dar suporte às empresas que estão a produzir tablets e dispositivos mobile assentes no Windows 10. Outras aplicações e software como o Office poderão ser igualmente adaptados ao novo paradigma tecnológico que se adivinha.

As mudanças do seu sistema operativo para os novos equipamentos assentam no sistema modelar do Windows Shell, mas também no Windows Core, que alimenta o Surface Hub 2. Acredita-se ainda que a segunda geração do HoloLens revele mais sobre a tecnologia de ecrã duplo.

Para além da Microsoft, também a Google tem trabalhado em adaptar o Android aos dispositivos mobile dobráveis que estão a ser lançados, como é o caso do FlexPei e do modelo da Samsung. Resta saber como as principais produtoras de sistemas operativos reagem ao avanço da tecnologia em 2019.