Considerando que muitos dos problemas associados aos grandes servidores prendem-se com as próprias condições naturais do ambiente, tal como o oxigénio e humidade, que criam corrosão aos componentes, a Microsoft decidiu realizar o teste de colocar um data center submerso, o Project Natik. Durante dois anos este manteve-se a operar a partir do mar da Escócia.
O data center é composto por 864 servidores, com 27,6 petabyts de dados, a cerca de 35 metros de profundidade. Segundo refere a Microsoft no seu blog, o teste foi bem-sucedido, tendo demonstrado que os data centers submersos são práticos, seguros e sustentáveis energeticamente. Como pode ver no vídeo, o contentor em forma de cápsula estava repleto de algas e outros elementos marinhos agarrados, mas no interior, os computadores mantiveram-se sempre a trabalhar.
Segundo a Microsoft, o Project Natick veio provar a teoria de que colocar um data center no fundo do mar poderia ser mais seguro e energeticamente mais eficiente. Salienta ainda que este tipo de servidores, submergidos em grandes cápsulas podem ser facilmente colocadas em áreas costeiras perto dos locais onde são necessários para oferecer melhores serviços de cloud.
A Microsoft destaca que os servidores submersos têm um oitavo de probabilidade de avariar quando comparado com os data centers alocados em terra. E este aspeto é muito importante, pela maior dificuldade de manutenção dos data centers submersos.
A ideia para o projeto surgiu em 2014, durante a ThinkWeek, em que os empregados se reúnem para partilhar ideias “fora da caixa”. O conceito centrava-se em formas de oferecer rapidamente serviços de cloud às populações costeiras, e ao mesmo tempo poupar energia. Considerando que mais de metade da população mundial vive a mais de 190 quilómetros da costa, ao colocar os data centers submersos perto da costa, os dados circulam a curtas distâncias, aumentando a qualidade das ligações online a todos os habitantes.
Outra vantagem apontada é a facilidade de dissipação de calor do interior, visto as cápsulas serem banhadas por água fria constantemente.
Pergunta do Dia
Em destaque
-
Multimédia
The Game Awards: Astro Bot conquistou quatro prémios incluindo Jogo do Ano -
Site do dia
Estamos sozinhos no Universo? Pergunta foi a base do projeto SETI há 40 anos -
App do dia
Task Kitchen: a app que transforma listas de tarefas em agendas eficientes -
How to TEK
Mantenha as apps e jogos Android atualizados para evitar vulnerabilidades
Comentários