
A Microsoft aproveitou a sua conferência anual de programadores para anunciar o lançamento comercial da Azure. A plataforma da gigante da informática para a computação na nuvem vai estar disponível a partir do próximo ano.
No discurso de abertura, Ray Ozzie, Chief Software Architect da Microsoft, descreveu o Windows Azure e o SQL Azure como elementos fulcrais da estratégia de serviços na Internet da empresa.
A versão definitiva da plataforma dedicada ao desenvolvimento, hospedagem e serviço de gestão de aplicações Web vai começar a funcionar a 1 de Janeiro de 2010, mas as licenças de utilização só começam a ser cobradas um mês depois, ou seja, a 1 de Fevereiro. Recorde-se que Portugal fez parte do conjunto de 21 países onde a Azure estreou primeiro.
A fabricante anunciou ainda um conjunto de novas funcionalidades do Windows Azure, além de novidades na área de servidores, assim como outras ofertas de serviços destinados a programadores.
Destaque para a nova geração do Microsoft Pinpoint, um mercado online de aplicações onde os parceiros da Microsoft podem comercializar e vender as respectivas suas soluções.
Também disponível através do PinPoint está um novo serviço de informações e corretagem, com o nome de código "Dallas", totalmente baseado na Windows Azure e que permite aos programadores e utilizadores acederem a conjuntos de dados comerciais e de referência, bem como a conteúdos, em qualquer plataforma, assegurou a fabricante.
Pergunta do Dia
Em destaque
-
Multimédia
Mistério resolvido: pequenos jatos ajudam a explicar o “famoso” vento solar -
App do dia
Unsolved: Hidden Mystery Games desafia à atenção para descobrir pistas -
Site do dia
Griply reúne num único lugar as tarefas e objetivos do dia-a-dia para se manter organizado -
How to TEK
A Google enviou um alerta de falta de espaço? Apague primeiro o “lixo” antes de pensar num upgrade
Comentários