Chama-se BlueHat o prémio instituído pela Microsoft, que oferecerá cerca de 250.000 dólares a quem conseguir tornar o seu software mais seguro.



A iniciativa foi anunciada na Black Hat, em Las Vegas, e dá aos interessados o prazo de um ano para cumprirem o desafio, já que os vencedores serão conhecidos na edição de 2012 da feira de segurança informática.



O objetivo é impulsionar a investigação na área da tecnologia de segurança informática defensiva. "O que nos interessa é promover o desenvolvimento de soluções inovadoras, mais do que identificar problemas pontuais", referem os responsáveis da empresa.



O concurso está aberto a investigadores, profissionais de segurança informática ou simplesmente a "apaixonados" pela matéria, que poderão ter apenas 13 anos, idade mínima imposta para a participação.



Os pormenores relativamente ao âmbito, regras e prazos de participação estão descritos no site BluehatPrize.



"O valor deste prémio vai além do dinheiro", já que "não só inspira a geração atual (de especialistas em informática), mas também a próxima", refere Katie Moussouris, no vídeo de promoção disponibilizado online.