
A Microsoft recebeu 548 pedidos de informação de autoridades legais portuguesas e que abrangeram 710 utilizadores nacionais dos serviços da tecnológica norte-americana. Portugal está entre os 54 países que fizeram requisição de informações sobre os utilizadores da empresa liderada por Steve Ballmer.
Das centenas de requisições feitas sobre consumidores portugueses, a Microsoft revelou dados em 469 desses casos, o que corresponde a uma taxa de 85,6%. Os esclarecimentos revelados apenas dizem respeito a informações básicas de inscrição ou subscrição de serviços como o email, nome, morada e endereço de IP.
Das solicitações feitas sobre utilizadores nacionais, não foi revelada nenhuma informação que envolvesse o fornecimento de conteúdos privados publicados nos serviços. Dos pedidos feitos por entidades portuguesas a empresa de Redmond rejeitou apenas um por considerar que não cumpria os requisitos legais necessários.
O TeK já contactou a Microsoft para tentar saber quais as entidades que fizeram os pedidos, mas até ao momento da publicação deste artigo ainda não obteve resposta.
Dos restantes países a Turquia foi quem fez mais pedidos, 11.434, seguida dos EUA com 11.073 e da França com 8.603. Em número de utilizadores alvo de requisições, os EUA lideram com 24.565 pedidos, na segunda posição a França com 17.973 e do Reino Unido com 14.301.
A nível global houve mais de 70 mil pedidos de informação sobre 122 mil utilizadores e apenas em 2,2% dos casos é que foi revelada informação privada dos utilizadores às entidades judiciais requerentes.
Os dados foram divulgados no relatório de transparência da gigante norte-americana relativo ao ano de 2012. Os números dizem respeito a utilizadores dos serviços Hotmail e Outlook.com, SkyDrive, Xbox LIVE, contas Microsoft, Messenger e Office 365. O Skype foi contabilizado à parte por ter sido adquirida em 2011 e por reger-se por regras diferentes, neste caso as luxemburguesas.
De Portugal houve apenas um pedido relativo ao serviço de VoIP da Microsoft e que abrangeu apenas um utilizador.
Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico
Pergunta do Dia
Em destaque
-
Multimédia
O árbitro já apitou: FC 26 joga-se nas quatro linhas em formato virtual -
App do dia
Wikiloc é uma app para fãs de caminhadas que querem descobrir novas aventuras na natureza -
Site do dia
Crie música através de prompts de IA com a plataforma Mozart.AI -
How to TEK
Saiba como criar grupos de separadores no Chrome e sincronize em todos os equipamentos
Comentários