Os estudantes e professores que quiserem fazer a actualização do seu sistema operativo para o Windows 7 já podem usar o site "Sacar Upgrade" que a Microsoft tinha desactivado depois de terem sido identificados problemas técnicos e operacionais.

A iniciativa "Sacar Upgrade", semelhante às que foram lançadas a nível internacional, permite aos alunos e professores fazerem a actualização do sistema operativo para Windows 7 a um preço recomendado de 31,27 euros, um valor significativamente mais baixo do que o preço de venda a público da versão de actualização "normal".

A principal novidade é que os estudantes e professores podem agora instalar a versão Ultimate, mais completa, pelo mesmo preço, já com IVA e DVD de instalação incluídos.

Como parceiros desta iniciativa a Microsoft Portugal conta com a Prológica, a TMN e a Vodafone, mas outras empresas podem juntar-se à campanha.

Recorde-se que depois de ter sido anunciada a iniciativa foi suspensa ao fim de 48 horas por motivos técnicos e operacionais. A Microsoft explica agora que foi detectada a existência de "configurações específicas dos computadores distribuídos ao abrigo do Programa e-Escola iriam obrigar os utilizadores a um processo penoso de actualização", que iria exigir conhecimentos técnicos superiores aos exigidos a um "utilizador padrão"