Sentindo a responsabilidade de tornar o acesso à informação e entretenimento mais seguro e cada vez mais conectado online, a Microsoft introduziu novas funcionalidades para ajudar os pais a controlarem e monitorizarem a navegação das suas crianças, nas diferentes plataformas e dispositivos.

Começando pela aplicação Microsoft Launcher para Android, que se encontra em fase de teste “preview”, permite controlar a atividade das crianças tanto no PC com Windows 10, na consola Xbox One e nos smartphones Android. Pode configurar uma conta familiar na app e saber onde estão as crianças. A app envia não só a localização em tempo real, como o último lugar e a hora onde esteve.

Já pode usar a app Family Link da Google para controlar o smartphone ou o tablet do seu filho
Já pode usar a app Family Link da Google para controlar o smartphone ou o tablet do seu filho
Ver artigo

Poderá ainda controlar a atividade das aplicações nos smartphones Android das crianças: as que foram utilizadas e o tempo gasto em cada uma. O mesmo é válido para a atividade registada na consola ou PC.

O browser Edge da Microsoft foi igualmente atualizado nos dispositivos Android. Todos os sites que foram previamente bloqueados às crianças no PC, serão também assumidos nas definições dos smartphones.

Por fim, foram adicionadas novas funcionalidades de controlo parental às definições do Windows 10 e Xbox One. Além dos habituais bloqueios a conteúdos para adultos, poderá definir o tempo que as crianças podem estar à frente do ecrã, assim como a possibilidade de rever eventuais compras feitas pelos mais novos. São normas de segurança que já existiam, mas foram refinadas para abranger crianças ainda mais jovens, cruzando as diferentes plataformas.

Crianças e jovens têm mais capacidade para usar a internet mas falta abordagem crítica
Crianças e jovens têm mais capacidade para usar a internet mas falta abordagem crítica
Ver artigo

Foi introduzida também a funcionalidade “Ask a parent”, onde os pais recebem notificações de compras feitas pelas crianças, para que validem a transação, mas também revejam o seu teor e preço. O sistema impede ainda as habituais compras por impulso de conteúdos digitais oferecidos pelos videojogos, por exemplo.

Por fim, poderá partilhar com a família notas no OneNote, para que todos se sintam organizados com as tarefas domésticas que necessitem fazer, as listas de compras ou o planeamento de passeios. Toda a família poderá editar e partilhar a informação dentro da aplicação.