
No final de uma visita às instalações da Escola Profissional de Tondela, no distrito de Viseu, o ministro lembrou que se trata de um investimento de 480 milhões de euros, que se traduz numa "oportunidade única" para reequipar as escolas profissionais.
"As escolas que aproveitarem esta oportunidade vão ter um ensino completamente diferente, tendo acesso às tecnologias mais recentes, permitindo responder às necessidades das empresas e, ao mesmo tempo, tornando o ensino profissional mais atrativo", considerou.
Segundo o governante, "o uso da automação, da digitalização, leva os empregos para um nível de complexidade muito mais elevada, o que permite obviamente também a geração de empregos com outra qualidade" e com melhores salários.
Fernando Alexandre referiu que o projeto dos centros tecnológicos especializados "estava praticamente por executar" quando o seu governo tomou posse e que os prazos são "muito curtos".
"Neste momento não há falta de financiamento para investimento, o que tem havido é alguma falta de capacidade de executar esse investimento", lamentou.
Segundo o ministro, o desafio é precisamente conseguir executar os fundos do PRR que estão disponíveis.
"Infelizmente, em alguns casos temos atrasos que estamos a acompanhar e que têm que ser recuperados muito rapidamente", admitiu.
Pergunta do Dia
Em destaque
-
Multimédia
DOOM: The Dark Ages é uma prequela da série passada num ambiente medieval negro -
App do dia
Construa um mech com armas poderosas e enfrente o apocalipse zombie -
How to TEK
Já pode pedir resumos de vídeos do YouTube ao Copilot. Conheça as novidades que chegaram ao Edge -
Site do dia
Soar pretende construir o maior atlas do mundo. E todos podem contribuir
Comentários