Instalado no para-brisas do carro, o dispositivo inclui um software que identifica os sinais de uma pessoa cansada, incluindo piscar os olhos de forma mais frequente e bocejar. No total, o software pode identificar 68 pontos faciais. A notícia é avançada pelo Bloomberg.

A decisão da Yandex, que se fundiu com a Uber em 2018, surge como resposta aos pedidos dos legisladores russos, que alertaram as empresas de transportes que deviam fazer mais para evitar acidentes.

Vários fabricantes de automóveis já lançaram características semelhantes de reconhecimento facial nos seus veículos. O Subaru Forester 2019 é exemplo disso, incluindo um recurso chamado DriverFocus, um sistema de monitorização que pode identificar sinais de fadiga ou distração nos condutores.

Já a Uber tem outro tipo de abordagem para manter os motoristas cansados fora da estrada. A aplicação fica offline por seis horas de forma automática assim que os condutores atingirem um limite de 12 horas. Mas os motoristas podem facilmente contornar essas restrições se usarem mais do que um telemóvel.

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