No campo da realidade virtual (RV), o visitante do Moche XL Games World pode experimentar o Jedi Challenge. Esta experiência, promovida pela Lenovo, é baseada no universo de Star Wars. Aqui, o jogador pode participar em duelos de sabres de luz, em combates 1v1 contra o computador, ou participar num modo de sobrevivência, no qual usa o sabre de luz para se defender dos inimigos que o atacam.

Porém, isto não é tudo o que a secção de realidade virtual tem para oferecer: há vários postos para jogar Beat Saber, um jogo de ritmo, no qual se usam sabres de luz para atingir pilares virtuais de forma ritmada, jogos de corrida de carros e Blood & Truth, um jogo de ação na primeira pessoa em realidade virtual. Além disto, o visitante também pode experimentar um “VR Show”, colocada numa simulação na qual se está de pé numa tábua, no topo de um prédio virtual. Não recomendamos a quem tenha vertigens...

No campo da realidade aumentada, a Hado, em parceria com o MOCHE, proporciona uma experiência de competição, para seis pessoas, divididas em duas equipas, que competem entre si num combate de bolas luminosas, com uma duração de 80 segundos, em três momentos competitivos.

No que toca à experiência dos visitantes, a sua percepção quanto à RV é um pouco mista. Segundo apurou o SAPO TEK, há, por exemplo, visitantes que nunca experimentaram a realidade virtual. Embora a maioria goste da tecnologia, nem todos se sentem confortáveis a jogar, referindo que às vezes “perdem os sentidos durante o jogo”. Um visitante chegou até a problematizar a questão: “acho que depende da aplicação. Em simuladores de carros, por exemplo, acho que fica brutal. Noutros aspetos, acho desnecessário". Outro visitante sugere que para melhorar a RV era necessário que "a Oculus Rift fizesse um modelo que não causasse tonturas e, provavelmente, acrescentar um suporte para quem tenha mais dificuldades". Questionados se utilizavam algum sistema de RV em casa, os que tinham, referiram que têm o PlayStation VR ou o HTC Vive. Quantos aos jogos favoritos do evento, a resposta foi comum: "o Beat Saber".

Realidade aumentada em modo Jedi

No que toca à secção de realidade aumentada (RA), o SAPO TEK entrevistou alguns visitantes à saída. Alguns já tinham experimentado RA num outro evento na Feira do Gelo, em Vale Figueira. De um modo geral, as experiências foram interessantes para os visitantes, ainda que deixassem alguns reparos, seja por os equipamentos deixarem de ler os inputs dos jogadores, ou a longa duração das partidas, levando a muitos potenciais interessados a abandonar a fila de espera.

Na secção de RV, o SAPO TEK experimentou o Jedi Challenge e podemos dizer que nós sentimo-nos como um Jedi, pelo menos até metermos as mãos em Star Wars Jedi: Fallen Order que já chegou às lojas. Apesar da simplicidade do modo de sobrevivência, o que captou mais a atenção foi o modo duelo contra um Sith, como o Darth Maul, por exemplo, ou contra Jedi, seja a Rey ou o Yoda.

SAPO TEK e SAPO Desporto no Moche XL Games World

O SAPO está no Moche XL Games World para conhecer todas as novidades do mundo dos videojogos e eSports. Acompanhe todas as notícias connosco e veja as fotos

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Tek. Diariamente. No seu email.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.