A IBM, a Sony e a Toshiba promoveram uma conferência de imprensa conjunta para adiantar pormenores sobre o projecto que desde 2002 junta as três empresas e que prevê o desenvolvimento de um chip dez vezes mais rápido que os convencionais, concebido para trabalhar múltiplas aplicações em simultâneo sobre redes de banda larga.
Desde o seu início que o projecto de desenvolvimento do Cell - nome de código - tem sido acompanhado de algum secretismo, mas as empresas confirmam agora que a sua apresentação ao mercado será efectuada em Fevereiro do próximo ano, aproveitando a conferência International Solid State Circuits que decorre em São Francisco entre os dias 6 e 10 desse mês.
Ainda durante o primeiro trimestre terá início a produção em fase piloto dos novos chips nas instalações da IBM em Nova Iorque, avançaram as empresas durante o encontro noticiado pela CNN.
Dos esclarecimentos prestados não fizeram parte novos detalhes técnicos sobre os processadores. Sobre esta matéria sabe-se apenas que o Cell é composto por vários processadores que permitem desenvolver um conjunto de tarefas em simultâneo e que na sua produção serão utilizados wafers de silício de 300 milímetros, que permitem arrumar mais processadores que as habituais placas de 200 milímetros.
No que respeita à utilização do chip, a Sony reiterou a sua intenção de usar o Cell na versão 3 da PlayStation, assim como em televisões de alta definição e servidores. A Toshiba tem planos idênticos prevendo também a utilização do Cell em televisões de alta definição para 2006.
Notícias Relacionadas:
2003-04-22 - Sony aposta em processador Cell para a nova PlayStation 3
2002-04-02 - IBM, Sony e Toshiba juntas no desenvolvimento de processadores
Pergunta do Dia
Em destaque
-
Multimédia
Xiaomi SU7 Ultra bate recorde de velocidade no circuito de Nürburgring Nordschleife -
App do dia
Assuma o papel de um diretor da prisão de alta segurança em Lands of Jail -
Site do dia
Organize o fluxo de trabalho da equipa com o Monday.com -
How to TEK
Usa a bateria do iPhone de forma correta? 8 dicas para ganhar autonomia e vida útil
Comentários