Ficou hoje disponível para download a partir da loja de aplicações para Mac a mais recente versão do sistema operativo que equipa os computadores da Apple. Designada Mountain Lion, fica acessível a título de upgrade, (apenas) para utilizadores do OS X Lion e do Snow Leopard, por 15,99 euros.

Apresentada a 11 de junho tinha estreia agendada para julho e o calendário cumpriu-se com o lançamento mundial na Mac App Store da nova versão - que segundo a Apple traz mais de duas centenas de novidades, entre novas funcionalidades e melhorias a já existentes.

Da lista de alterações que chegam à boleia daquela nona versão principal do software (que o TeK detalhou aqui), a fabricante destaca pontos como a integração com a iCloud e o Facebook, a aplicação Messagens, o Notification Center, Sharing para todo o sistema, acesso ao Game Center, Dictation e AirPlay Mirroring.

"As pessoas vão adorar as novas funcionalidades no Mountain Lion, bem como a facilidade com que este pode ser descarregado e instalado a partir da Mac App Store", afirma o vice presidente de marketing da Apple, Philip Schiller, citado num comunicado enviado aos meios de comunicação.

A nova forma de comercialização do sistema operativo, através da loja online, foi introduzida com a versão anterior do software, o OS X Lion, e ao que tudo indica tem estado a ser bem recebida. Quando este foi lançado, em julho de 2011, foram registados 1 milhão de downloads logo nas primeiras 24 horas. A novidade permite também disponibilizar a solução a um preço mais baixo, o que é apontado como um fator a seu favor.

De acordo com os últimos números fornecidos pela empresa de Cupertino, há 66 milhões de clientes Mac, um número três vezes maior que o registado há cinco anos. A última versão do OS X foi descarregada 26 milhões de vezes, fazendo com que 40% dos utilizadores de computadores da marca tenham a versão mais recente do sistema operativo instalada.

Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico

Joana M. Fernandes

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.